segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Irão cria cibercomando

Depois de vários ataques a instalações industriais do país, os responsáveis iranianos decidiram criar um cibercomando, com o objectivo de se defenderem de ataques informáticos

A criação deste cibercomando foi anunciada pela agência de notícias iraniana Mehr, que cita o director da Organização de Defesa Passiva do Irão, Gholam Reza Jalali.

Segundo Gholam Reza Jalali o decreto que cria esta unidade já foi assinado pelo que a mesma pode começar a operar de imediato.

De acordo com este responsável a nova unidade terá como objectivo «vigiar, identificar e contra-atacar quando as redes informáticas do país forem alvo de ameaças informáticas».

Nos últimos tempos as autoridades de Teerão têm vindo a público referir estar a ser alvo de agressões informáticas, com origem nos EUA e em Israel, que visam a criar problemas aos seus sistemas militares e à segurança das suas instalações nucleares.

Portugal está entre os sete países da UE onde há maiores riscos de tumultos sociais

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou hoje o seu relatório anual sobre o mercado laboral em termos mundiais e adverte que a crise da dívida na Zona Euro pode conduzir a uma recessão de 10 anos e a crescentes perturbações sociais.

Não será possível recuperar, com êxito, da maior recessão desde os anos 30, a menos que se combatam as desigualdades sociais através de medidas bem concebidas, sublinha a Organização Internacional do Trabalho no seu relatório anual “World of Work”.

O crescente desemprego entre os jovens, as desigualdades de rendimentos – que se agravaram com o aumento dos preços dos alimentos e da energia – e outras inequidades sociais minam o apoio às políticas a favor do crescimento e criam um risco de agitação social que já começou a materializar-se na região árabe, em alguns países asiáticos e na Zona Euro, adverte a OIT, acrescentando que é preciso apostar nos empregos para se garantir uma retoma económica sustentável.

Assim, os próximos meses serão cruciais para evitar uma forte contracção do emprego e um agravamento adicional dos tumultos sociais, diz a Organização.

Leia mais aqui

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Europa encerra em queda penalizada por falta de detalhes do acordo da Zona Euro

As praças europeias encerraram a sessão em terreno negativo, pressionadas pela incerteza dos investidores, dado não terem sido avançados detalhes do plano de ajuda para a crise da dívida europeia delineado na Cimeira Europeia.

Os principais mercados europeus fecharam a semana no vermelho a recuar de máximos de 12 semanas, à excepção do índice alemão, que encerrou em alta.

Os investidores aguardam que os líderes europeus divulguem os detalhes do plano de combate à crise da dívida na Zona Euro que acordaram na Cimeira Europeia.

As bolsas foram também penalizadas pela queda das petrolíferas, que ofuscaram a subida de empresas como a Renault e a Electrolux, que apresentaram vendas acima das estimativas dos analistas.

O principal índice de referência europeu, STOXX-600, deslizou 0,17% para 249 pontos, e o português PSI-20 fechou a cair 0,78% para 5.945,63 pontos.

O índice espanhol IBEX-35 perdeu 0,5% para 9.224,4 pontos, e o londrino Footsie desvalorizou 0,2% para 5.702,24 pontos.

O francês CAC-40 depreciou-se em 0,59% para 3.348,63 pontos, e o alemão DAX contrariou o pessimismo na Europa e avançou 0,13% para 6.346,19 pontos.

O índice grego ASE/FTSE encerrou inalterado nos 318,15 pontos, e o holandês AEX caiu 0,77% para 313,01 pontos. O italiano MIBTEL cedeu 1,78% para 16.653,55 pontos.

A Petroleum Geo-Services ASA caiu hoje 14%, e liderou as descidas entre as empresas petrolíferas, após ter divulgado lucros que ficaram abaixo das estimativas dos analistas.

A Wacker Chemie AG deslizou 9,8%, dado que a empresa de químicos alemã registou vendas no terceiro trimestre que ficaram aquém das estimativas dos analistas.

A Abertis recuou 1,14% para 12,58 euros, e a Iberdrola caiu 1,28% para 5,38 euros. A Repsol desceu 0,65% para 22,25 euros. A Allianz perdeu 1,81% para 83,11 euros, e o banco ING cedeu 4,89% para 6,77 euros.

A Aegon desvalorizou 3,19% para 3,613 euros, e o RBS LN desceu 3,59% para 26,29 libras.


In' Jornal de Negócios

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Wall Street festeja acordo europeu com ganhos de 3%

O acordo europeu e o crescimento da economia dos EUA no terceiro trimestre animaram as bolsas norte-americanas, que registam o melhor mês desde 1974.

As praças do outro lado do Atlântico encerraram em forte alta, sustentadas pela expansão do fundo de resgate europeu para 1 bilião de euros, pelo perdão de 50% sobre a dívida grega detida pelo sector privado e pelo cálculo de recapitalização da banca europeia em 106 mil milhões de euros no âmbito do reforço das exigências de capital (que obrigam a um Core Tier 1 de 9% até Junho de 2012).

Recorde-se que os receios em torno da crise da dívida na Zona Euro tinham colocado o índice de referência norte-americano, S&P 500, em mínimos de um ano no início deste mês.

Por outro lado, foi hoje anunciado que o PIB dos EUA cresceu 2,5% no terceiro trimestre, o que também impulsionou a negociação bolsista.

O índice industrial Dow Jones fechou a somar 2,87%, fixando-se nos 12.209,31 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq valorizou 3,32% a negociar nos 2.738,63 pontos.

O S&P 500, por seu lado, disparou 3,43% para se estabelecer nos 1.284,57 pontos. Este índice entrou hoje em terreno positivo no acumulado do ano e regista a maior série de ganhos desde 1974.

Os títulos financeiros estiveram entre os melhores desempenhos, a acompanharem a escalada na Europa, com o Bank of America e o JPMorgan a liderarem as subidas do sector.

A Alcoa e a Caterpillar também ganharam terreno, destacando-se entre as valorizações das empresas mais dependentes do crescimento da economia.

Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Banca europeia com o maior ganho desde Maio de 2010 com resolução da crise

As acções da banca europeia dispararam hoje, depois de a Europa ter conseguido chegar a um acordo com os bancos sobre a sua participação no segundo resgate da Grécia. A resposta da Europa à crise de dívida estancou os receios e levou a que as bolsas disparassem. A banca francesa foi a que mais subiu, com ganhos superiores a 22%.

O índice europeu da banca (Stoxx) fechou a subir 8,91% para 149,02 pontos, com os 50 membros que compõem o índice a valorizarem. Esta subida do índice é a mais acentuada desde Maio de 2010, altura em que a Grécia oficializou o pedido de ajuda externa.

A noite de ontem foi determinante para este comportamento das bolsas. A Autoridade Bancária Europeia (EBA sigla em inglês) apresentou as suas estimativas para a recapitalização dos principais bancos europeus: são 106 mil milhões de euros que terão de ser injectados até ao fim de Junho de 2012.

Além deste factor determinante, que retira incerteza em relação ao sector da banca, foi ainda conseguido um acordo entre a União Europeia e os bancos sobre o desconto da dívida grega, bem como a ampliação do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).

Banca francesa dispara mais de 20%

Os bancos que mais subiram na sessão de hoje foram os franceses. O Société Générale avançou 22,54% para 22,995 euros e o Crédit Agricole valorizou 21,96% para 5,942 euros. Também o BNP Paribas ganhou 16,92% para 35,13 euros.

Os bancos franceses vão precisar de 8.844 milhões de euros para completarem a recapitalização exigida pela Europa. Um valor bastante inferior às necessidades da banca grega, italiana ou espanhola.

Para a banca portuguesa, o valor agora identificado pela EBA fica muito próximo dos cálculos já avançados pelo Negócios, que apontavam para a necessidade da CGD, BCP, BPI e BES terem de abater oito mil milhões de euros (41%) aos seus fundos próprios, devido aos novos critérios de registo, que obrigam a contabilizar as perdas, implícitas nos valores de mercado, dos respectivos investimentos em dívida soberana, em particular da Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha.

Ainda de acordo com os cálculos da EBA, a banca grega – que detém cerca de um quarto da dívida pública do seu país e que enfrenta, por tal, o maior impacto de um eventual perdão que pode ascender a 60% - precisa de injecções de capital de 30 mil milhões de euros. Ou seja, só os bancos gregos absorverão 28% do total dos 106.447 milhões de euros que terão de ser injectados na banca europeia para acomodar as perdas com dívida soberana e, simultaneamente, aumentar os rácios de capital para os mesmos 9% que estão a ser exigidos aos bancos portugueses.

Na lista dos mais vulneráveis, seguem-se os bancos espanhóis, com necessidades de capital cifradas em 26.161 milhões de euros, e os italianos (14.771 milhões).

Num outro patamar, encontram-se os bancos franceses (8.844 milhões de euros), logo seguidos dos portugueses (7.804 milhões). Segue-se a banca alemã (5.184 milhões). Em termos relativos, a banca cipriota – muito exposta a dívida grega – é das mais fragilizadas, com a EBA a antecipar que precise de 3.587 milhões de euros.

Privados vão assumir perdas de 50% da dívida grega

Outro acordo alcançado ontem visa o assumir de perdas por parte dos bancos nos empréstimos concedidos. Os líderes europeus chegaram a acordo com os representantes da banca para proceder a uma desvalorização voluntária da dívida grega em 50%. Além disso, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) vai ser ampliado de 440 mil milhões de euros para 1 bilião de euros.

Estes acordos trouxeram algum ânimo aos mercados, já que reduziram o nível de especulação e de incerteza que imperava entre os investidores. Estas são as principais razões para a subida acentuada dos títulos dos bancos em bolsa.

E não são só os franceses a registar ganhos acentuados. O alemão Deutsche Bank subiu 15,35% para 32,795 euros, os bancos gregos também registaram fortes ganhos, o inglês Barclays ganhou mais de 17,58%. O ING e o Credit Suisse subiram mais de 10% e o UBS apreciou mais de 8%.

E os portugueses acompanharam a tendência. O BES subiu 8,69% para 1,576 euros, o BPI ganhou 7,16% para 0,569 euros e o BCP cresceu 6,37% para 0,167 euros, num dia em que trocaram de mãos 100,10 milhões de acções do BCP, o que corresponde ao volume mais elevado desde 28 de Abril de 2010 e supera a média diária dos últimos seis meses (39,9 milhões de títulos).

Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Hacker exige resgate para 'liberar' e-mail de jornalista e diz: 'é melhor do que roubar'

Um hacker que invadiu o e-mail de uma jornalista britânica pediu um resgate para devolver o acesso à conta e, quando confrontado, alegou "não ter escolha" e disse que era bem melhor fazer isso do que roubá-la nas ruas.

Rowenna Davis percebeu que havia um problema quando começou a receber uma enxurrada de telefonemas de amigos e conhecidos durante uma reunião de trabalho.

Cerca de 5 mil contatos de sua lista de e-mails receberam uma mensagem da conta de Davis dizendo que ela havia sido roubada com uma arma na cabeça em Madri e que precisava de dinheiro urgentemente, já que tinha ficado sem seu telefone celular e seus cartões de crédito.

Enquanto alguns amigos mandaram mensagens dizendo que um hacker havia entrado na conta da jornalista, outros com menos experiência na internet ligaram querendo saber como mandar o dinheiro.

( Leia mais aqui )

Nunca houve tantas mulheres a liderar as 500 maiores empresas mundiais

Há 18 presidentes executivas entre as empresas que compõem o ranking Fortune 500. 

Até hoje, o número máximo de mulheres com o cargo de CEO nas empresas que integram a lista das 500 maiores, elaborada pela revista “Fortune”, era de 16. Mas há duas novas mulheres que vão entrar no mundo da presidência executiva, pelo que o número passa a 18.

Virgina “Ginni” Rometty (na foto) e Heather Bresch vão tomar as rédeas da tecnológica IBM e da farmacêutica Mylan, respectivamente, no dia 1 de Janeiro de 2012. Integram assim as fileiras como CEO de empresas da Fortune 500 e se nenhuma das restantes 16 na mesma posição largar o cargo até ao início do próximo ano, 2012 terá 18 mulheres a liderarem – em simultâneo - companhias que estão entre as maiores do mundo.

Nos últimos meses, foram nomeadas três outras CEO destas grandes empresas: Denise Morrison na Campbell Soup Company (Agosto), Margaret Whitman na Hewlett-Packard (Setembro) e Gracia Martore na Gannet (Outubro).

Actualmente, recorda o “USA Today”, apenas 3% de mulheres estão na liderança das 500 maiores empresas, contra 2% há sete anos, o que demonstra a lentidão em ser colmatada a lacuna dos géneros nos lugares de topo.

Em 2009, as mulheres detinham 15,2% das posições nos conselhos de administração das companhias Fortune 500, segundo o grupo de estudos de mercado Catalyst, citado pelo “USA Today”. Tanto em 2009 como em 2010, 12% dessas 500 empresas não possuía qualquer mulher nas suas administrações.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

No Minho há cerveja que faz bem à saúde

Novo produto, 100 por cento natural, é produzido na Universidade do Minho. Vai custar 3,5 euros por garrafa

Dois investigadores da Universidade do Minho (UM), em Braga, criaram uma cerveja 100 por cento natural e artesanal para produzir e comercializar no restaurante que vão abrir perto da cidade, noticia a Lusa.

«É um conceito inovador em Portugal, que acreditamos que tem viabilidade. No próprio restaurante teremos uma mini fábrica de cerveja, 100 por cento natural, feita exclusivamente com cereais de produção biológica. E é essa mesma cerveja que será servida ao cliente», contou um dos investigadores, Francisco Pereira.

A cerveja «não é filtrada, contém a própria levedura, sendo assim uma fonte de sais minerais, vitaminas e compostos para regulação do nosso organismo», explicou Francisco Pereira acrescentando que o novo produto «não tem químicos nem conservantes» e pode-se «faz bem à saúde».

Francisco abriu uma empresa, juntamente com Filipe Macieira, com capacidade de produção de cerca de 200 litros de cerveja por mês.

A bebida é servida em garrafas de 0,75 litros, com rolhas de cortiça, semelhantes às do champanhe, ao preço de três euros e meio.

Os investigadores da UM já desenvolveram, para já, cinco tipos de cerveja e a de trigo, ao estilo alemão, é a que tem tido mais sucesso.

A cerveja do tipo «belgian ale» tem dez por cento de álcool e é a mais forte. A «pilsner» checa é a cerveja mais leve de todas e a mais indicada para beber «descontraidamente numa esplanada».

Os dois investigadores, doutorandos em soluções para a indústria da experimentação e para a indústria cervejeira, desejam distribuir também os seus produtos pelo mercado.

Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cemig cai mais de 3% depois de ter revelado que está na corrida à privatização da EDP

Os analistas dizem que a compra de activos internacionais, "sobretudo na Europa", não faz sentido para a terceira maior eléctrica do Brasil.
Os títulos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) depreciaram 3,4% para 26,63 euros (10,83 euros), depois de ontem ter comunicado à Comissão do Mercado Mobiliário (CVM) que concorreu à compra da participação que o Estado português quer privatizar na EDP

Isto, num dia em que o índice bolsista brasileiro, Bovespa, perde 1,1%, nota a agência noticiosa Bloomberg.

A maior descida das acções das últimas 11 semanas reflecte o cepticismo com que o mercado e os analsitas receberam a notícia de que a terceira maior eléctrica do Brasil pretende comprar os 21% da EDP que o Estado português vai privatizar.

A Cemig é uma de três empresas brasileiras a expressar interesse na EDP e uma das duas que já oficializou a oferta. O outra foi a Eletrobras, que o anunciou na passada sexta-feira.

“Esta potencial aquisição seria ‘negativa’ para a Cemig uma vez que nós não acreditamos que a compra de activos internacionais, sobretudo na Europa, faça muito sentido para a empresa”, disse uma nota de análise do Bradesco Corretora, citada pela Bloomberg. “Além disso, o actual balanço da Cemig não é suficientemente forte para suportar uma aquisição desta dimensão”, acrescentou a equipa de “research” do banco.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Capitão de Villas Boas investigado após ser acusado de racismo

A Federação Inglesa de Futebol iniciou uma investigação ao "capitão" do Chelsea e da selecção da Inglaterra, John Terry, sobre alegados insultos racistas a um jogador do Queens Park Rangers, durante o "derby" londrino de domingo.



Terry já negou veementemente que tenha verberado qualquer insulto racista a Anton Ferdinand, defesa do Queens Park Rangers, durante a segunda metade do encontro do Loftus Road Stadium, que os locais venceram por 1-0.

No entanto, a federação inglesa anunciou no seu sítio oficial na Internet que "recebeu a queixa relativa a um alegado incidente de insulto racista", adiantando que "vai começar a inquirir sobre esta matéria".

O presidente da Queens Park Rangers, Tony Fernandes, veio igualmente a público garantir que o clube "providenciará um inequívoco apoio aos seus jogadores quando ocorrerem incidentes idênticos".

O encontro, referente à nona jornada da Primeira Liga inglesa de futebol, terminou com a derrota do Chelsea, equipa orientada pelo português André Villas-Boas, por 1-0, devido a um golo do islandês Heidar Helguson, na transformação de uma grande penalidade.

O Chelsea acabou o encontro reduzido a nove unidades, face aos vermelhos directos mostrados ao internacional português Bosingwa e ao marfinense Didier Drogba, ambos ainda na primeira metade.

Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

«Caçar» CO2 para produzir produtos de valor acrescentado

Investigadores da Universidade de Coimbra estão a desenvolver novas moléculas capazes de absorver o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) e transformar estes gases do efeito de estufa em produtos de valor acrescentado.

A investigação, hoje anunciada, envolve uma dezena de cientistas de várias áreas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O objetivo é a «obtenção de supramoléculas organometálicas para a geração de novos materiais, capazes de sequestrar da atmosfera dois dos principais efeitos de estufa: o dióxido de carbono e o metano», refere uma nota da FCTUC.

 Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Petróleo fecha em máximo de mais de dois meses no Nymex

Os preços do petróleo encerraram em alta a sessão inaugural da semana, impulsionados pela queda do dólar, bem como pela descida das reservas numa das principais refinarias dos EUA e pelos ganhos nas bolsas. Em Nova Iorque, o crude fechou no valor mais elevado em mais de dois meses. 
 
Em Londres, o barril de Brent para entrega em Dezembro avançou 1,89 dólares, ou 1,7%, para os 111,45 dólares.

No Nymex, o West Texas Intermediate (WTI) disparou 3,87 dólares, ou 4,4%, para os 91,27 dólares, o valor de fecho mais alto desde 3 de Agosto. A diferença de preços entre o WTI e o Brent encolheu para 20,18 dólares, o menor valor desde 28 de Julho. A 14 de Outubro, o spread nos preços atingiu um recorde histórico de 27,88 dólares.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

domingo, 23 de outubro de 2011

Premiê interino da Líbia diz que 'queria Khadafi vivo'

O primeiro-ministro interino da Líbia, Mahmoud Jibril, disse à BBC que queria que o ex-líder Muamar Khadafi não tivesse sido morto.

"Sinceramente, em um nível pessoal, eu gostaria que ele estivesse vivo."

Eu quero saber por que ele fez isso com o povo líbio", ele disse durante o programa HardTalk, se referindo aos 42 anos que Khadafi passou no poder.


"Eu queria ser o promotor em seu julgamento."

Jibril também afirmou ser a favor de de uma investigação completa sobre as circunstâncias da morte do coronel Khadafi, na quinta-feira, como defende a ONU, desde que as tradições funerárias islâmicas sejam respeitadas.

As declarações vem no momento em que os novos líderes da Líbia se preparam para decretar a libertação formal do país na cidade de Benghazi, a primeira a derrotar as forças de Khadafi, ainda neste domingo. Eleições seriam marcadas até junho de 2012.

Leia mais a qui

MotoGP - Marco Simoncelli morreu após acidente em Sepang

O italiano Marco Simoncelli (Honda) foi hoje declarado morto pela organização do Mundial de motociclismo, na sequência das sequelas de uma violenta queda na segunda volta do Grande Prémio da Malásia, em Sepang.

Marco Simoncelli sofreu uma aparatosa queda na curva 11 do Grande Prémio da Malásia, acabando por ser abalroado pelo norte-americano Colin Edwards (Yahama), depois também tocado pela mota do transalpino Valentino Rossi (Ducati).

Na sequência do embate, Simoncelli, de 24 anos, perdeu o capacete e foi arrastado para o meio da pista, sendo a corrida interrompida de imediato e, depois, cancelada.

In' DD

sábado, 22 de outubro de 2011

Real goleia Málaga com «hat trick» de Ronaldo

Eliseu e Pepe também jogaram. Higuaí marcou o outro golo da noite, com Di María também em destaque.

Foi uma vitória mais fácil do que se esperava, aquela que o Real Madrid conseguiu em Málaga, neste sábado (0-4). Cristiano Ronaldo foi a figura do jogo, ao compensar três jogos sem marcar com três golos. Pepe e Eliseu também jogaram (o esquerdino saiu a quatro minutos do fim). O outro golo da equipa de José Mourinho foi apontado por Gonzalo Higuaín. O avançado argentino inaugurou o marcador aos dez minutos, aproveitando uma grande assistência do compatriota Di María.

O antigo jogador do Benfica fez depois o cruzamento para o primeiro golo de Ronaldo, apontado aos 22 minutos. O capitão da selecção portuguesa chegaria ao «hat trick» ainda antes do descanso (27 e 37m). Primeiro com um remate de fora da área, e depois com uma espantosa finalização de costas para a baliza.


Visite a fonte da informação clicando aqui

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Nintendo 3DS vai ter gravação vídeo 3D e caixa postal

Os utilizadores da consola 3DS da Nintendo vão ter a possibilidade de gravar vídeos em 3D e de receber mensagens 

Estas novas funcionalidades irão ser possíveis depois de uma actualização do software que terá lugar no próximo mês.

No caso da gravação de vídeos em 3D, esta funcionalidade irá permitir, segundo a empresa, a gravação de até dez minutos de vídeo em 3D e a criação de vídeos de animação em «stop-motion» a três dimensões.

Quanto à Caixa Postal Nintendo esta vai estar disponível a partir de Dezembro, e em comunicado a Nintendo explica que a mesma «vai permitir trocar mensagens com os amigos através do StreetPass e do Spotpass, mensagens estas que vão poder se personalizadas com as próprias fotos 3D e gravações de voz». Este serviço não terá qualquer custo.

A par destas novidades, a Nintendo revelou ainda pormenores sobre o jogo Mario Kart 7, que deverá ser lançado a 2 de Dezembro.

Entre as novidades deste jogo está uma nova funcionalidade denominada «Comunidades», que irá permitir aos jogadores criarem grupos online com outros faz do Mario Kart. Vai também ser oferecido com o jogo um canal Mario Kart e passa a ser possível usar o SpotPass e o StreetPass.

O SpotPass é uma funcionalidade que permite ao utilizador receber, de forma automática, na Nintendo 3DS vários conteúdos, como vídeos 3D, notificações, adições de software e actualizações do sistema.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Europa dá "luz verde" à sexta tranche de ajuda à Grécia

Após o parlamento grego ter ontem aprovado um novo pacote de austeridade, foi hoje a vez do Eurogrupo desbloquear a sexta tranche de ajuda à Grécia, no valor de 8 mil milhões de euros. Acompanhe aqui todos os desenvolvimento sobre a Cimeira Europeia de 23 de Outubro.

18h46 Os ministros das Finanças da Zona Euro, reunido hoje em Bruxelas, aprovaram mais uma tranche do pacote de resgate aprovado o ano passado. A luz verde de Bruxelas estava dependente da aprovação de mais um pacote de austeridade, algo que ocorreu ontem no parlamento grego.

O dinheiro deverá ser entregue nas primeiras semanas de Novembro, faltando apenas a aprovação do Fundo Monetário Internacional, refere um comunicado do Eurogrupo.

O mesmo comunicado sublinha que houve uma deterioração das condições económicas e que os desafios continuam a ser "enormes". Ainda assim, o Eurogrupo elogia os esforços de consolidação orçamental realizados pelo governo grego, "que lhe vai permitir cumprir os objectivos de 2012".

A aprovação desta tranche é a primeira decisão de uma maratona negocial, que começou hoje com o Eurogrupo e que só terminará na quarta-feira com a cimeira europeia. Pelo caminho, estão ainda agendados um encontro bilateral entre Merkel e Sarkozy, no sábado, e outra cimeira europeia no domingo. 

Leia mais aqui

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Veja o vídeo que mostra o cadáver de Muammar Kadafi


Capturado Seif al-Islam, filho de Kadafi

O ministro da justiça do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio anunciou esta quinta-feira que Seif al-Islam, filho do ex-líder Muammar Kadafi e considerado um dos seus potenciais sucessores, foi capturado ferido e encontra-se hospitalizado.

Mohammad al-Alagi disse que Al-Islam foi atingido a tiro numa perna.

De acordo com as últimas informações divulgadas pelas agências internacionais, dos oito filhos biológicos de Kadhafi, dois foram mortos (Khamis y Saif Al Arab), outro, Mutassim, foi capturado e poderá ter sido morto, e quatro, Saadi, Mohamed, Aisha y Hanibal, conseguiram escapar para o Níger e Argélia.

In' JN

EDP, BES e Jerónimo Martins levam PSI-20 a perder mais de 1%

A bolsa nacional encerrou em queda, numa sessão em que o BES desvalorizou mais de 7,8% e fixou um novo mínimo histórico.

O PSI-20 recuou 1,16% para 5.912,28 pontos, com títulos a descer e dois a subir. Na Europa a tendência também foi de perdas com os investidores, num dia em que os líderes europeus chegaram a acordo quanto ao valor necessário para recapitalizar o sistema bancário, segundo a Reuters que avança o valor de 100 mil milhões de euros.

Por cá, as acções da EDP foram as que mais penalizaram o desempenho do índice. A eléctrica liderada por António Mexia desvalorizou 2,65% para 2,384 euros.
Em destaque esteve também o sector da banca, com o BES a cair 7,83% para 1,589 euros. O banco liderado por Ricardo Salgado fixou hoje um novo mínimo histórico nos 1,581 euros. A pressionar a cotação do banco poderá ter estado a operação de troca de dívida perpétua por acções, que tem um efeito de diluição do valor do banco por um número maior de acções.

Entretanto, o BCP depreciou 4,71% e encerrou no novo mínimo de 0,162 euros, enquanto o Banco BPI declinou 4,69% para 0,61 euros. O Banif perdeu 3,22% para 0,361 euros.

Os bancos nacionais têm negociado pressionados pela crise orçamental da dívida soberana, que está a impedir a banca nacional de aceder ao mercado de financiamento interbancário e tem levado vários lideres europeus a pedir o reforço de capitais dos bancos.

Hoje o Citigroup cortou o preço-alvo do BPI em 45% para 0,74 euros e reviu em baixa a recomendação para “neutral”, enquanto a avaliação do BES desceu de 3,20 euros para 2,87 e manteve a recomendação de “comprar”. O Keefe, Bruyette & Woods reduziu a recomendação do BES de “market perform” para “underperform”.


Descoberta de gás natural na costa de Moçambique anima Galp Energia

A Galp Energia foi a cotada que mais contrariou a perda da bolsa nacional, ao subir 2,77% para 14,85 euros. A contribuir para o desempenho positivo da cotada esteve a descoberta importante de gás natural na costa de Moçambique, por um consórcio integrado pela petrolífera portuguesa.

Também a Cimpor encerrou em alta de 4,39% para 5,21 euros. A cimenteira negoceia animada pela notícia avançada pela Bloomberg, de que a Camargo Correa e a Votorantim poderão lançar uma OPA pela parte do capital que ainda não controlam na cimenteira.

Entre as 20 cotadas do principal índice nacional, 10 desceram mais de 2%. A concessionária Brisa declinou 5,03% para 2,32 euros e a cotada de aglomerados de madeira, Sonae Indústria, desceu 5,00% para 0,741 euros.

In' Jornal de Negócios

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chuva regressa a partir de sábado

Temperatura começa a baixar já depois de amanhã. Aguaceiros chegam no fim-de-semana.

Prepare os guarda-chuvas, as botas e a gabardine: a chuva está de regresso a Portugal.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, a partir de sexta-feira o tempo muda, com nuvens no Sul e descida de temperatura, mas o mau tempo instala-se a partir de sábado em todo o país, com chuva e trovoada.

Enquanto ainda não chove, a Autoridade Nacional de Protecção Civil regista por esta hora dois incêndios ainda por dominar.

Um dos fogos é no concelho de Meda, no distrito da Guarda, onde perto de uma centena de homens combate três frentes de incêndio com a ajuda de um meio aéreo.

Em Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, duas frentes em zona de mato preocupam cerca de meia centena de bombeiros, apoiados por um helicóptero pesado.

In' RR

Dívida de longo prazo de Portugal cortada para nível acima de lixo pela agência DBRS

A descida da notação para um nível acima de lixo é justificada pela perspectiva de que os riscos da consolidação orçamental aumentaram. As perspectivas mantêm-se "negativas".

A agência canadiana DBRS cortou o “rating” da dívida de longo prazo de Portugal, de ‘BBB (alto) para ‘BBB’.

Sublinhe-se que os termos ‘alto’ e ‘baixo’ corresponde aos sinais de ‘+’ e ‘-’ atribuídos pelas três maiores agências de rating – Moody’s, S&P e Fitch.

Além disso, a perspectiva mantém-se negativa, refere a DBRS. Isto tanto para a dívida de longo prazo em moeda local como em moeda estrangeira.

A agência sublinha que apesar do forte apoio político para implementar o programa da troika e do anúncio de melhores condições de financiamento dos empréstimos do FMI e da UE, “o ‘downgrade’ reflecte a perspectiva da DBRS de que os riscos da consolidação orçamental aumentaram desde a nossa última avaliação”.

“Se bem que o Governo preveja cumprir a meta do défice de 5,9% do PIB em 2011, a derrapagem orçamental – estimada em 2% do PIB – está a ser essencialmente compensada por medidas que são temporárias. Consequentemente, o ajustamento exigido para se atingir o objectivo do défice em 2012 será significativamente maior do que o previamente antecipado, num clima económico mais difícil”, refere a agência.

A tendência negativa que a DBRS aponta para a dívida soberana de longo prazo reflecte os riscos de contracção do crescimento, “sobretudo tendo em conta a maior incerteza em torno do panorama económico na Europa e nos Estados Unidos e atendendo à turbulência nos mercados financeiros”, explica ainda o comunicado da DBRS, acrescentando que as perspectivas para a estabilização da dívida continuam a ser desafiantes.

“O Governo estima que o rácio da dívida face ao PIB aumentará de 100% no final de 2011 para 106% em 2012. Se os fundos de recapitalização da banca estiverem incluídos, este rácio atingirá 111% em 2012. Nestes níveis, Portugal terá uma margem de manobra limitada no caso de se registarem choques financeiros ou económicos adicionais.

“Não é claro quando é que Portugal terá capacidade para reentrar no mercado da dívida de longo prazo”, salienta o relatório da DBRS.

Sublinhe-se que, pela escala de notações da DBRS para a dívida de longo prazo, a categoria BBB significa uma “adequada qualidade do crédito”. Neste patamar, a capacidade de pagamento das obrigações financeiras é considerada aceitável, mas coloca-se a hipótese de vulnerabilidade a eventos futuros.

Abaixo deste patamar, onde entram as várias categorias de BB, a qualidade da dívida já entra em nível especulativo – o chamado lixo.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Alunos da UA ganham prémio com portal sobre doença Alzheimer

Um grupo de cinco alunos da Universidade de Aveiro (UA) venceu o prémio Angelini University Award 2010/2011, com um projeto inovador de um portal para familiares de doentes de Alzheimer, anunciou hoje a instituição.

O portal, que pode ser acedido em http://cuidadores-alzheimer.web.ua.pt, foi concebido e realizado por cinco alunos da Universidade de Aveiro do Mestrado em Biomedicina Molecular na Secção Autónoma de Ciências da Saúde e teve em especial atenção as dificuldades com que se deparam os cuidadores das pessoas afetadas com Alzheimer.

A ideia vencedora, que recebeu da Angelini Farmacêutica uma bolsa no valor de seis mil euros, surgiu como resposta à falta de informação em Portugal direcionada para o cuidador informal.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Moody’s corta "rating" da dívida espanhola em dois níveis

A agência de notação financeira Moody’s decidiu cortar o "rating" de Espanha em dois níveis para "A1" e manteve o "outlook" negativo, o que significa que poderão ocorrer novos cortes.

A agência de notação explica que o corte se deve "ao contágio potencial" e "às fragilidades da economia".

“Espanha continua vulnerável às tensões do mercado”, sublinha a Moody’s no seu relatório, dizendo que desde que colocou o rating da dívida pública de Espanha sob revisão, no final de Julho, “não surgiu uma única resolução credível para a actual crise da dívida soberana e (…) vai demorar tempo até ser plenamente restabelecida a confiança na coesão política da Zona Euro e nas perspectivas de crescimento”.

Outro dos factores que levou ao corte da dívida soberana espanhola prende-se com o facto de as perspectivas de crescimento para o país, “já de si moderadas”, terem diminuído. Isto aconteceu devido ao deteriorar das perspectivas de crescimento para a Europa e resto do mundo, devido à difícil situação de financiamento para o sector bancário e ao seu impacto na economia mais abrangente.

“Especificamente, a Moody’s prevê agora que o crescimento do PIB real de Espanha em 2012 seja, na melhor das hipóteses de 1%, contra a anterior estimativa de 1,8%. (…) Para os anos seguintes, a Moody’s continua a prever um ritmo muito moderado de crescimento, em torno de 1,5% ao ano, em média”, acrescenta o comunicado.

O terceiro e último grande factor apontado pela agência de notação financeira tem a ver com o facto de “o menor crescimento económico levar, por sua vez, a que a concretização das ambiciosas metas orçamentais sejam ainda mais desafiantes para Espanha”.

“A Moody’s prevê que o défice orçamental para o sector público espanhol fique acima da meta, tanto este ano como no próximo. Muito em particular, a Moody’s continua a ter sérias preocupações em torno da situação de financiamento dos governos regionais [comunidades autónomas] e da sua capacidade para reduzirem os respectivos défices orçamentais conforme estipulado nos objectivos definidos”, salienta a agência.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Jim Rogers defende falência dos bancos europeus em apuros

O investidor Jim Rogers crê que a solução para a crise da dívida passa por deixar cair bancos europeus, tal como os EUA fizeram com o Lehman Brothers, por exemplo.

Jim Rogers, aclamado a nível mundial como um guru do investimento, considera que é preciso deixar alguns bancos europeus ir à falência.

“O que a Europa está a fazer é solucionar os problemas do dia-a-dia, não é salvar o sistema. Estar a deixar a situação agravar-se e salvar bancos não é a saída, há que deixar cair entidades financeiras”, declarou Rogers à CNBC.

Segundo o investidor, citado pelo “Expansión”, deveriam acontecer casos na Europa como o do Lehman Brothers nos Estados Unidos, que apresentou falência a 14 de Setembro de 2008.

Na opinião de Jim Rogers, que é também presidente da Rogers Holdings, sedeada em Singapura, os detentores de obrigações devem assumir também o impacto das falências, para que assim se atenue parte do problema da crise da dívida.

Para Jim Rogers - que em Abril de 2006 previu, acertadamente, que o preço do ouro ascenderia aos mil dólares por onça – com a actual crise, o melhor investimento está nas matérias-primas.

Recorde-se que Rogers co-fundou o famoso Fundo Quantum com George Soros. Nos 10 anos em que esteve neste fundo, a sua carteira obteve um retorno de mais de 4.000%, ao passo que o S&P500 valorizou menos de 50%.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Governo vai rever modelos dos carros que podem ser comprados pelo Estado

O Governo vai manter a regra de adquirir um veículo por cada três abatidos. Mas vai mais longe e decidiu rever os modelos que podem ser adquiridos.

A proposta de Orçamento anuncia a intenção de "potenciar um novo acordo quadro de aquisição" de veículos, ou "outra forma de financiamento de aquisição de veículos economicamente mais favorável", assim como o aumento da abrangência da utilização da frota e um processo de atribuição de veículos mais transparente.

Entre as medidas de contenção anunciadas pelo Governo na nova proposta de Orçamento do Estado conta-se a reforma da gestão do Parque de Veículos do Estado (PVE). Para o próximo ano, e não obstante “a gestão centralizada do Parque de Veículos do Estado (PVE)” ter permitido “nos últimos dois anos uma poupança de custos de aproximadamente 25%”, o Governo prevê algumas medidas.

Desde logo, a intenção do Governo passa por “potenciar o novo acordo-quadro de veículos automóveis e aluguer operacional de veículos, ou outra forma de financiamento de aquisição de veículos que se revele economicamente mais favorável”. Designadamente, a nova forma de financiamento deverá considerar “o ciclo de vida total do veículo” para, assim, “promover e estimular o mercado de veículos não poluentes e energeticamente eficientes”.

Igualmente entre as intenções do Governo está a manutenção do “rácio de três veículos abatidos ao PVE por cada novo veículo adquirido”, assim como “rever os modelos dos veículos a adquirir e respectivos valores de aquisição, valores de renda ou aluguer mensal”.

O aumento “da abrangência do PVE a outras entidades actualmente ainda não consideradas” está igualmente entre as medidas, para assim potenciar uma melhor gestão da frota existente. Por fim prevê-se a definição “dos cargos da Administração Pública com competências para a utilização de veículos do PVE, tornando o processo de atribuição de veículos mais transparente”.

Para visitar a fonte da informação, click aqui 

Queda de avião no Botswana causa oito mortos


A queda de um avião no Botswana, esta segunda-feira, provocou a morte do piloto britânico e de sete turistas provenientes de França, Reino Unido e Suécia.

O desastre aconteceu no delta de Okavango.

O porta-voz da Autoridade da Aviação Civil, Modipe Nkwe, adiantou à AP, que o avião, um Cessna 208, operado pela companhia de voos 'charter' Moremi Air, caiu pouco depois de levantar voo, incendiando-se de imediato.

Houve quatro sobreviventes, dois passageiros franceses e dois tripulantes, do Botswana, que foram evacuados para Joanesburgo, na África do Sul.

Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Vídeos pornográficos invadem canal da Rua Sésamo no YouTube

A publicação de vários vídeos pornográficos no canal oficial da Rua Sésamo no YouTube, num ataque de hackers, levou o site a suspender a conta

O ataque teve lugar ontem e foi relatado pelo blogue oficial da empresa de segurança informática Sophos.

Ao que tudo indica o ataque foi lançado por alguém que assinou uma mensagem como sendo «MrEdxwx», um utilizador registado no YouTube que já veio desmentir ser o responsável pela acção.
Segundo Graham Cluley, da Sophos, os vídeos com conteúdos para adultos estiveram disponíveis no canal da Rua Sésamo durante cerca de 20 minutos, antes de o canal ser suspenso por «violações repetidas e severas das nossas regras de utilização», justificou o YouTube.

Além da publicação dos vídeos com pornografia, o autor do ataque mudou a mensagem do perfil da conta, assinando-a com o nome «MrEdxwx», onde explicava as suas intenções.

Entretanto o utilizador «MrEdxwx» resolveu publicar também um vídeo, onde nega ser o responsável pelo ataque.

Para o responsável da Sophos «como o canal da Rua Sésamo no YouTube foi atacado é ainda um mistério, mas é normal assumir que eles foram desleixados com a segurança da password».

Apesar de não serem comuns, este tipo de ataques não são novidade para o YouTube, que já em Maio de 2010 se viu obrigado a apagar inúmeros vídeos semelhantes, que tinham sido publicados no site como se fossem dirigidos a um público infanto-juvenil.

Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Site com dados pessoais de agentes da polícia encerrado

As autoridades francesas bloquearam o acesso a um site onde era possível encontrar dados pessoais de agentes da polícia

O encerramento temporário do site Copwatch Nord-Ile-de-France foi ordenado em tribunal na sequência de uma queixa apresentada pelo Ministério do Interior francês.

No centro da polémica está a publicação no site dos dados pessoais de vários agentes policiais, na maior parte recolhidos a partir de redes sociais.

Segundo a imprensa local, o objectivo dos criadores do site é «lutar ela transparência da informação» e contra «a violência e impunidade policial».

Os argumentos não foram suficientes para impedir o bloqueio temporário da página, que poderá vir a ser definitivo se se provarem algumas acusações de que o site era utilizado para injuriar e caluniar os agentes visados.

Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

domingo, 16 de outubro de 2011

Strauss-Kahn quer depor e acabar com "insinuações maliciosas"

O ex-diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, pediu neste domingo para comparecer diante da Justiça "o mais rápido possível" para colocar fim a "insinuações maliciosas" que o envolvem em investigações sobre um caso de prostituição em um luxuoso hotel no norte da França.

Em declaração à AFP, o político francês que até maio foi grande favorito à candidatura do Partido Socialista para as presidenciais de 2012 disse que quer "comparecer o mais rápido possível diante dos juízes" em meio a investigações sobre uma rede de prostituição no hotel Carlton de Lille (norte).

Vários veículos da imprensa citaram Strauss-Kahn como um dos clientes dessa rede de prostituição que aparentemente funcionava nesse hotel.

O ex-diretor-gerente do FMI até maio passado, quando foi acusado de tentativa de estupro de uma camareira de um grande hotel nova-iorquino, explicou sua decisão de comparecer diante dos juízes, frente aos quais deseja "pôr fim a insinuações maliciosas".

Cinco pessoas foram acusadas nas investigações de uma rede de prostituição no hotel Carlton de Lille, entre elas o dono do hotel, seu advogado, o diretor do estabelecimento e seu encarregado de relações públicas.

Na sexta-feira, três hotéis dessa cidade localizada a 200 km de Paris, entre eles o Carlton, foram fechados por três meses por decisão dos juízes de instrução desse caso.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Jogadores do FC Porto requerem abertura de instrução no caso do túnel da Luz na segunda-feira

Os cinco futebolistas do FC Porto acusados pelo Ministério Público de agressões a dois seguranças no estádio da Luz, após um jogo com o Benfica, vão apresentar na segunda-feira o requerimento de abertura de instrução do processo.
Fonte próxima da defesa disse à agência Lusa que os brasileiros Helton e Hulk e os uruguaios Fucile e Cristian Rodriguez e o romeno Sapunaru já foram notificados. O último é acusado de dois crimes de ofensa à integridade física simples, enquanto os restantes de apenas um, após o jogo da 14.ª jornada da Liga de 2009/10, disputado a 29 de Dezembro de 2009.

De acordo com a mesma fonte, entre os actos a realizar durante a instrução, não vai ser requerido o interrogatório dos arguidos, acrescentando que, por isso, não vão ser ouvidos.

«Só terão de estar presentes e ou ser ouvidos em julgamento, se forem pronunciados, finda a fase de instrução», sublinhou a fonte.

O Ministério Público considerou provadas as agressões, a soco e pontapé, aos Assistentes de Recinto Desportivo Sandro Correia e Ricardo Silva, incorrendo os jogadores numa pena de prisão até três anos, embora a acusação considere que a pena aplicável a Sapunaru – acusado de dois crimes - não deverá ser superior a cinco anos, porque não possui antecedentes criminais e a sua conduta «não produziu consequências especialmente graves nos ofendidos».

No plano desportivo, a Comissão Disciplinar (CD) da Liga suspendeu o avançado Hulk por quatro meses e o defesa Sapunaru por seis meses, tendo arquivado um processo movido ao guarda-redes Helton.

Em 24 de Março de 2010, o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para o qual os jogadores recorreram, alterou os castigos de Hulk e Sapunaru, reduzindo as penas para três e quatro jogos, respectivamente.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Vettel vence na Coreia do Sul


O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) voltou, este domingo, às vitórias ao conquistar o Grande Prémio da Coreia do Sul de Fórmula 1, 16.ª prova da época, à frente do britânico Lewis Hamilton (McLaren) e do australiano Mark Webber (Red Bull).

O piloto germânico somou mais um primeiro lugar no pódio, depois de já ter assegurada a segunda vitória consecutiva em campeonatos do mundo de Fórmula 1.

A Red Bull também já tem assegurada a vitória por equipas.

Vettel partiu da segunda posição mas ultrapassou Hamilton logo na primeira volta e liderou a corrida até ao final das 55 voltas ao percurso na capital coreana, terminando a prova em uma hora 38 minutes e 01.994 segundos, 12 segundos à frente de Hamilton.

 Para visitar a fonte da informação, click aqui

Guiné-Bissau: UE lança projecto 5,7 M€ para energia renovável

A delegação da União Europeia na Guiné-Bissau lançou um projecto orçado em 5,7 milhões de euros para fornecer energia renovável às populações das regiões de Bissorã (norte) e Gabu (leste) no âmbito da luta contra a pobreza naquelas zonas.

O secretário de Estado da Energia guineense, Wasna Papai Danfá, disse que as duas regiões, das mais populosas do país além de Bissau, são também das zonas em que o Estado tem "imensas dificuldades" no fornecimento de energia às populações.

O governante explicou igualmente que o acesso à energia "é um problema real" na Guiné-Bissau sobretudo no interior, onde vive cerca de 70% da população. Apenas 2% das zonas rurais da Guiné- Bissau têm energia eléctrica, acrescentou Papai Danfá.

Para alterar esta situação, o secretário de Estado avançou que o governo pretende apostar num programa de electrificação rural descentralizado baseado na produção de energias renováveis que, na sua opinião, são abundantes na Guiné- Bissau.

"O país possui um potencial gigantesco no que toca às energias renováveis mas que explora pouco", notou Papai Danfá, sublinhando que tal se deve ao elevado custo dos equipamentos.

O delegado da União Europeia na Guiné- Bissau, Joaquim Gonzalez-Ducay explicou que a intervenção europeia no projecto de fornecimento de energia renovável às populações rurais vai contribuir para a erradicação da pobreza e promover o desenvolvimento sustentável daquelas populações.

O embaixador dos "27" em Bissau sublinhou igualmente o facto de o projecto ter em conta a produção de "energia limpa" que defenda o ambiente e combata as mudanças climáticas.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

sábado, 15 de outubro de 2011

Educação sexual obrigatória nos Açores

Governo Regional quer avançar com a medida em todos os níveis de ensino

O Governo Regional dos Açores anunciou a conclusão de uma proposta de decreto regional que prevê a introdução da educação sexual com caráter obrigatório nas escolas das ilhas.

A iniciativa legislativa aponta para a implementação da educação sexual em todas as turmas de todos os níveis e ciclos dos ensinos básico, secundário e profissional.

Com esta proposta, o Governo quer reforçar a prevenção de certos riscos, como a «gravidez não desejada e as infecções sexualmente transmissíveis». Prevê ainda a criação, com carácter obrigatório, de gabinetes de apoio e promoção da educação para a saúde nas escolas, que passam a ser obrigatórios.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Professora é acusada de fazer sexo e dar maconha a aluno

Um professora do estado americano do Maine está sendo processada por supostamente manter relações sexuais com um estudante de 15 anos e fornecer drogas ao menino. Jessica Pomerleau, de 36 anos, se entregou à polícia e foi liberada após pagar fiança de US$ 10 mil.

De acordo com as investigações, o relacionamento entre os dois já dura alguns meses. O caso foi descoberto após a mãe  de um aluno realizar uma denuncia. Jessica foi afastada da escola em 29 de setembro, mas ainda recebe o salário pois não é considerada culpadam, as informações são do jornal inglês Daily Mail.

Segundo a advogada de Jessica, sua cliente é casada, não manteve relações com o aluno. Agentes revistaram a casa da professoram e coletaram provas para análise. O aluno que teria sofrido o abuso não estuda mais na instituição.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Instrutor de paraquedas é demitido após transar com mulher em salto

O instrutor de paraquedismo e ator pornô Alex Torres foi demitido após divulgar um vídeo em seu blog, em que aparece fazia sexo com a recepcionista da escola de paraquedismo Hope Howell durante um salto.

Instrutor foi demitido após divulgar vídeo de sexo durante salto de paraquedas 

A Polícia de Taft decidiu investigar o caso porque o salto foi realizado próximo a um colégio.

O dono da escola de paraquedismo, Dave Chrouch, só soube do ocorrido com a chegada da polícia. Ele decidiu demitir Torres e vai conversar com Hope para decidir sua posição.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Merkel responde a críticas sobre gestão da crise na Europa

A chanceler alemã quer respostas por parte de quem critica a actuação na Zona Euro, criticando os Estados Unidos e a China por rejeitarem a aplicação de um imposto global sobre transacções financeiras.

Angela Merkel deixou hoje um recado aos países de fora da Zona Euro que têm instado a UE a tomar mais medidas contra a crise da dívida.

Numa intervenção no congresso do sindicato IG Metall, a chanceler alemã disse que todos aqueles que têm pedido mais respostas contra a crise – como os EUA ou a China – podem começar por participar também, não se negando à criação de um imposto sobre as transacções financeiras, refere o “El País”.

Recorde-se que a União Europeia propõe esse imposto com o objectivo de arrecadar 57 mil milhões de euros a partir de 2014, data em que está previsto entrar em vigor. No entanto, o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, já veio advertir para o facto de este tipo de imposto só ter êxito se for global, relembra a mesma fonte.

Mas, conforme sublinha o “El País”, na própria União Europeia há quem não apoie este imposto sobre as transacções financeiras. É o caso do Reino Unido, um “opting-out” do euro (não faz parte da união monetária por decisão própria), que receia que o seu sector financeiro fuja para países menos regulados.

Dentro do G-20, os EUA e a China também se opõem a este imposto. Assim, uma vez que os Estados Unidos têm interpelado a UE vezes sem conta para aplicar mais medidas contra a crise – ainda hoje o secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, disse que a Europa tem de aplicar mais recursos e impor níveis de capital mais duros para a banca -, Merkel veio responder com este desafio lançado aos países que não apoiam o imposto global sobre transacções financeiras.

Recorde-se que os ministros da Economia do G-20 estão hoje reunidos em Paris, a preparar a cimeira de 3 e 4 de Novembro, que terá lugar em Cannes, sendo a “regulação dos mercados financeiros” e “a situação dos bancos em risco sistémico” os temas prioritários do encontro, sublinhou Merkel.

Hoje, na reunião do G-20, os Estados Unidos rejeitaram a ideia de duplicar os fundos disponíveis no Fundo Monetário Internacional.



Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Banca alemã preparada para assumir perdas de 60% sobre dívida pública grega

Na próxima semana, o presidente executivo do Deutsche Bank estará em Bruxelas para discutir um "haircut" superior aos 21% acordados a 21 de Julho na Cimeira Europeia.


Os bancos alemães estão a preparar-se para assumir perdas até 60% sobre os títulos de dívida soberana grega que têm em mãos.

A informação foi avançada à Bloomberg por várias fontes ligadas ao processo, que dizem ser esse o “haircut” que está a ser ponderado pela banca alemã, numa altura em que as autoridades europeias apelam a um maior envolvimento do sector privado no segundo resgate da Grécia.

Esta semana, os bancos alemães realizaram uma teleconferência e os participantes debateram a possibilidade de as perdas sobre as obrigações públicas gregas poderem ser de 50% a 60%, ainda que não tenha ficado definida qualquer percentagem final, referem as mesmas fontes.

O CEO do Deutsche Bank, Josef Ackermann - que liderou as conversações em Julho, quando os bancos e seguradoras da Europa concordaram com um “haircut” voluntário de 21% - já disse que irá a Bruxelas na próxima semana para debater o potencial de uma maior redução.

Há um mês, o governo de Atenas disse estar satisfeito com o interesse demonstrado pelo sector financeiro na participação voluntária à troca de dívida grega, no âmbito do segundo resgate da república helénica. Esta troca de dívida – a chamada “debt swap” – pressupõe termos menos favoráveis para os credores do sector privado.

Com efeito, a troca das obrigações soberanas - por obrigações com prazos mais longos - que o sector privado detém implicará taxas muito menos atractivas para os obrigacionistas do que aquelas que poderiam pedir se fosse directamente ao mercado secundário.

As entidades financeiras que aceitarem estes termos de troca terão de assumir imparidades devido à exposição à dívida grega, já que o facto de serem signatários do acordo de “debt swap” implicará uma perda sobre o valor dos títulos que detêm. Essa perda tem o nome de “haircut”.

In'  Jornal de Negócios

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

‘Complô’ iraniano é parte de ‘escalada perigosa’, diz Hillary

O suposto complô iraniano para assassinar um diplomata saudita nos EUA "viola leis internacionais" e é parte de uma "perigosa escalada" no apoio ao extremismo, afirmou nesta quarta-feira a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Dois iranianos (um deles com cidadania também americana) ligados ao governo do Irã foram indiciados na última terça-feira, acusados de estarem por trás de um plano para assassinar o embaixador da Arábia Saudita em Washington, Adel al-Jubeir, com o uso de explosivos.
 Leia mais aqui

Nova actualização do iTunes inclui acesso a serviço na Cloud



A Apple começou a disponibilizar o acesso a um serviço de Cloud, através de uma actualização do iTunes

A chegada oficial do iCloud, o serviço de cloud da Apple, apenas está prevista para hoje, mas a empresa resolveu antecipar algumas funcionalidades ontem ao final do dia quando lançou uma nova actualização do iTunes, necessária para sincronizar o iPhone, iPad ou iPod Touch com o iOS 5, o mais recente sistema operativo móvel da empresa, cujo lançamento também está previsto para hoje sob a forma de actualização automática.

«iTunes in the Cloud», assim se chama a principal novidade da actualização, foi um dos últimos anúncios feitos por Steve Jobs no passado mês de Junho.

Segundo a Apple com esta funcionalidade «o iTunes agora guarda a sua música ou programas de TV no iCloud e torna-os disponíveis nos seus dispositivos em qualquer lugar, em qualquer altura, sem custos adicionais».

Esta nova actualização do iTunes, denominada 10.5, surge também com 79 patches de segurança que incidem nas versões do serviço da Apple para Windows Vista e Windows 7.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Acção terrorista travada em Washington

Plano visava embaixadas de Israel e da Arábia Saudita.

As autoridades norte-americanas travaram uma alegada acção terrorista contra vários alvos em Washington. Foram detidos dois suspeitos.

O plano tinha como objectivo assassinar o embaixador da Arábia Saudita, nos Estados Unidos, e a colocação de bombas nas embaixadas saudita e israelita.

Em preparação estava também a colocação de engenhos explosivos nas embaixadas dos dois países em Buenos Aires, na Argentina.

A identidade dos dois suspeitos já foi divulgada pelas autoridades norte-americanas. Os alegados autores do plano são Manssor Arbabsiar e Gholam Shakuri, ambos naturais do Irão. Arbabsiar tinha cidadania norte-americana.

Obama apoiou investigação ao "plano iraniano"

A Casa Branca elogiou a operação dos serviços secretos e da polícia que levou ao desmantelamento do plano terrorista e revelou que o Presidente Barack Obama ordenou total colaboração na investigação.

“O Presidente foi informado sobre este assunto em Junho e ordenou à administração para providenciar todo o apoio necessário a esta investigação”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Operadoras britânicas bloqueiam acesso a conteúdos pornográficos

Quatro das maiores empresas de Internet do Reino Unido decidiram bloquear, por defeito, o acesso a conteúdos de carácter pornográfico

A partir de agora os clientes da BT, da Sky, da TalkTalk e da Virgin terão que decidir, no momento da contratação do serviço, se querem aceder a sites com conteúdos de sexo explícito. Se não o fizerem o acesso a esse tipo de sites fica bloqueado.

As operadoras em causa já dispunham de ferramentas para bloquear o acesso a este tipo de conteúdos mas as mesmas não eram oferecidas aos clientes aquando da celebração do contrato, o que condicionava o acesso às mesmas por parte dos pais que o pretendessem fazer.

A iniciativa faz parte de um pacote de medidas do governo britânico que visa proteger os menores do acesso a conteúdos de natureza sexual, e que abrange também a proibição de colocação de imagens publicitárias consideradas impróprias para menores junto de escolas.

O governo está ainda a disponibilizar uma página Web, a Parentport, para que os pais possam apresentar queixa sobre programas de televisão, anúncios, produtos e serviços que considerem inapropriados para crianças.
 
Para visitar a fonte da informação, click aqui

Europa encerra em queda a aguardar decisão da Eslováquia sobre o FEEF


Os mercados europeus fecharam a sessão em terreno negativo, penalizados pelas expectativas dos investidores em torno da votação no Parlamento da Eslováquia sobre se o país irá apoiar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

Os principais índices europeus encerraram o dia em queda, pressionados pelos receios dos investidores de que o alargamento do FEEF seja chumbado no parlamento eslovaco. Um dos partidos da coligação no poder ameaçou votar contra, o que está também a gerar maiores receios.

Os deputados eslovacos estão hoje a debater o apoio do país ao FEEF, um apoio que é fundamental para que este mecanismo de ajuda financeira a países em dificuldades possa ser efectivo. E há especulação de que possa ser chumbado pelos partidos da oposição.

O debate teve início esta manhã e foi seguido de um intervalo de uma hora. A esta altura o debate já foi retomado, e a votação deverá ser vai ser feita no seu final. O ministro das Finanças, Ivan Miklos, afirmou já esta tarde que “é provável que o fundo de resgate acabe por ser aprovado esta semana, de uma maneira ou de outra.”

Prevê-se que o Parlamento eslovaco chumbe hoje o FEEF através de uma moção de censura contra a primeira-ministra Iveta Radicova.

A queda dos mercados aconteceu mesmo apesar da Comissão Europeia, do BCE, e do Fundo Monetário Internacional (FMI) terem aprovado a libertação da próxima tranche de ajuda à Grécia. A troika anunciou hoje que a ajuda, no valor de oito mil milhões de euros, chegará a Atenas no início de Novembro.

Também as acentuadas quedas dos bancos gregos contribuíram para as perdas nos mercados europeus.

O principal índice de referência europeu cedeu 0,28% para 235,28 pontos, e o português PSI-20 perdeu 1,25% para 5.986,95 pontos.

O espanhol IBEX-35 diminuiu 0,53% para 8.845,5 euros, e o londrino Footsie desceu 0,06% para 5.395,7 euros.

O índice francês CAC-40 depreciou 0,25% para 3.153,52 pontos, e o alemão DAX foi o único a subir e somou 0,3% para 5.865,01 pontos.

O grego ASE/FTSE tombou 3,92% para 282,16 pontos, e o holandês AEX caiu 0,16% para 292,88 pontos. O italiano MIBTEL desvalorizou 0,39% para 16.036,14 pontos.

O National Bank of Greece e o EFG Eurobank Ergasias afundaram hoje mais de 16% para níveis mínimos recorde. A ASML Holding e a STMicroelectronics lideraram as quedas das empresas de semicondutores após as revisões em baixa dos analistas.

A Remy Cointreau, fabricante do brandy Remy Martin, avançou após o Berenberg Bank ter recomendado a compra das suas acções.

O BBVA cedeu 1,07% para 6,45 euros, e o BNP Paribas perdeu 2,96% para 33,445 euros. O ING desvalorizou 1,13% para 5,8 euros, e o Santander depreciou 0,93% para 6,291 euros.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Standard & Poor’s cortou o "rating" a 10 bancos espanhóis


A deterioração das condições da economia espanhola, do mercado imobiliário e dos mercados de capitais levou a agência de notação a cortar os "ratings" da banca de Espanha, que ficaram todos com perspectiva "negativa"

A deterioração das condições da economia espanhola, do mercado imobiliário e dos mercados de capitais levou a agência de notação a cortar os “ratings” da banca de Espanha, que ficaram todos com perspectiva "negativa".

A Standard & Poor’s reduziu a notação da dívida de 10 bancos, incluindo os dois maiores que são o Banco Santander e o BBVA.

Todos os “ratings” da dívida da banca espanhola estão agora com perspectiva “negativa”.
Para dois bancos (Sabadell e Banco Popular) foi cortado o “rating” individual e não da sua dívida, salienta a nota de investimento. No total, a agência de notação financeira tomou 15 medidas negativas para o “rating” dos bancos espanhóis e da sua dívida, esclarece a nota divulgada hoje.

Rating das "cajas" desceu para um nível mais baixo

O “rating” da dívida de longo prazo do Banco Santander e do BBVA desceu de “AA” para “AA-”, enquanto o das Confederación Espanola de Cajas de Ahorros e do Caja de Ahorros y Monte Piedad de Zaragoza, Aragon y Rioja (IberCaja) passou de “A” para “A-”.

À semelhança destes, também a dívida de longo prazo do Caja de Ahorros y Monte Piedad de Gipuzkoa y San Sebastian e o Biblbao Bizkaia Kutsxa também foram cortados de “A” para “A-”, refere o comunicado.

A dívida de longo prazo do Bankinter e o Banco de Sabadell S.A. também foi cortada de “A” para “A-”, referem a nota da Standard & Poor’s divulgada pela Bloomberg.

Além disso, a dívida dos bancos espanhóis ficou toda em perspectiva “negativa”, sendo que as obrigações de longo prazo do Banco Popular Espanhol ficou “sob revisão com implicações negativas”.

Bancos esgotaram reservas de capital

“Na nossa opinião, os bancos que acompanhamos em Espanha demonstraram, no geral, resiliência durante a recessão, mas ao longo do tempo os perfis de risco deles enfraqueceram”, dizem os economistas da Standard & Poor’s.

“Os bancos acumularam elevados níveis de activos problemáticos e esgotaram a maior parte das almofadas financeiras que tinham acumulado antes”, referem.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Internet: Compras podem ser devolvidas no prazo de 14 dias

A União Europeia (UE) aprovou hoje uma diretiva com o objetivo de aumentar os direitos dos consumidores, que prevê que estes disponham de 14 dias para devolver artigos que tenham adquirido à distância, como é o caso da Internet.

A proposta, segundo a agência noticiosa EFE, recebeu o «sim» do Parlamento Europeu numa primeira leitura e o Conselho de Ministros europeus e do Meio Ambiente, reunido no Luxemburgo, aprovou-a.

A legislação entrará em vigor após a publicação no Diário da UE e os Estados-mebros terão dois anos para integrá-la no direito nacional.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Grupo de hackers acusa Alemanha de utilizar software de espionagem

Um grupo de hackers alemães está a acusar o Governo da Alemanha e as autoridades policiais de utilizarem um vírus Trojan, que pode ser utilizado para monitorizar as comunicações ou executar programas nos computadores onde está instalado

A acusação é feita pelo grupo de hackers Chaos Computer Club (CCC), que acusa o Governo da Alemanha de estar a recorrer a um Trojan denominado de Quellen-TKÜ para espiar computadores.

De acordo com o CCC a utilização do software em causa, que além de poder monitorizar as comunicações feitas através do computador, permite controlar o PC de forma remota ou executar outros programas, é ilegal à luz da legislação do país, que apenas permite a monitorização das comunicações.

Outro dos problemas identificados pelos membros do grupo é a própria falta de mecanismos de segurança no software, o que faz com que seja relativamente fácil ser utilizado por terceiros.

O grupo quer agora que o Governo da Alemanha deixe de utilizar este programa e apela a outros hackers para analisarem o código, para descobrirem como pode ser evitada a instalação e utilização do vírus.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Professor explica como moscas-das-frutas surgem tão rápido

É sabido que as frutas não produzem moscas-das-frutas, mas como elas descobrem de forma tão rápida a fruta que está sobre o balcão da cozinha?

A reposta vem de Arthur M. Agnello, professor de insetologia da Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida da Universidade Cornell, em Ithaca, em New York (EUA): "De certo modo, a fruta gera de fato a mosca, porque elas já estão dentro da fruta quando ela é adquirida."

A maioria das frutas passa algum tempo em empresas empacotadoras ou instalações de armazenamento antes de serem distribuídas às lojas, explica Agnello.

Nestes estabelecimentos, geralmente existem populações de moscas-das-frutas em busca de locais para depositar seus ovos, afirma.

As frutas com cascas moles como banana e pêssego são particularmente suscetíveis. E, sobre o balcão da cozinha aquecida, os ovos eclodem rapidamente e as larvas se tornam adultas.

O período de transformação do ovo em mosca pode durar apenas de 11 a 12 dias.

Segundo Agnello, a maior parte dos produtos da agricultura contém alguns insetos ou partes de insetos.

Porém, o Departamento da Agricultura americano regulamenta que esse nível seja muito baixo e ele não pode ser comparado a condições sanitárias ruins ou insalubres. "Os insetos são na verdade apenas proteína, embora não sejam considerados parte da dieta americana", afirma o professor. "Além disso, as larvas geralmente se alimentam de levedura, e não da fruta."

Ele afirma que, caso não seja possível manter a fruta refrigerada, a única solução é colocar algo mais atrativo para as moscas que surgirem, como uma pequena tigela com vinagre.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

domingo, 9 de outubro de 2011

Governo belga admite resgate da totalidade do banco Dexia


Governo belga admite a possibilidade de resgatar a totalidade do banco Dexia, afirmou este domingo o ministro das Finanças da Bélgica, Didier Reynders.

Falando numa entrevista ao canal de televisão RTBF, Reynders disse que "o Estado vai subir fortemente em poder [acionista]. Se tivéssemos 100 por cento (do capital do Dexia Bank Bélgica), o que eu não excluo, não pretenderíamos ficar indefinidamente".

"Isto [também] não quer dizer que nós iremos ficar três a seis meses ", salientou.

O futuro do banco Dexia vai ser hoje decidido em duas reuniões em Bruxelas, a primeira do conselho de administração do Dexia e a segunda entre as autoridades francesas e belgas.

Paralelamente, o primeiro-ministro interino belga, Yves Leterme, e seu homólogo francês, François Fillon, vão também reunir-se hoje para discutir o futuro do banco Dexia.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Papa exorta fiéis a não ceder à "criminalidade atroz" da máfia

O papa Bento XVI exortou este domingo o povo da Calábria a não ceder à "criminalidade atroz" da máfia, dirigindo-se a cerca de 50.000 fiéis reunidos em Lamezia Terme.


"Reconhecemos nesta bela região uma terra sísmica, não só do ponto de vista geológico, mas também no plano estrutural, comportamental e social. É uma terra onde os problemas se apresentam de forma desestabilizadora", disse Bento XVI, durante a homilia numa missa na periferia industrial de Lamezia Terme, naquela que é a primeira deslocação do papa à Calábria.

"É uma terra onde o desemprego é preocupante, onde a criminalidade permanece atroz, mortificando o tecido social, onde temos a sensação de estar permanentemente em urgência", observou, citado pela France Presse.

Bento XVI falava num quadro de desemprego jovem que ultrapassa os 26 por cento na Calábria, onde os projectos industriais não desenvolvem e a N'drangheta, a máfia calabresa, permanece forte, estendendo os seus tentáculos ao norte da península e para além dela.

O papa elogiou a capacidade dos habitantes da Calábria de "saber responder com uma rapidez e disponibilidade surpreendentes à urgência".

Saudou igualmente as iniciativas da Igreja para reforçar a fé de uma população tradicionalmente cristã: "Espero que tais iniciativas façam emergir uma nova geração de homens e mulheres capazes de promover não tanto os interesses particulares, mas o bem comum".

"Não cedam jamais à tentação do pessimismo(...) A vocês laicos, jovens e famílias, eu digo: Não tenham medo de viver e de testemunhar a fé (...) nas múltiplas situações da existência humana", disse.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

sábado, 8 de outubro de 2011

Sony pode estar caminhando para encerrar parceria com a Ericsson

Empresa japonesa quer aumentar sua presença na sala e, para isso, pretende elevar a convergência entre produtos como TVs e smartphones.

A batalha pela sala de estar está esquentando, e a Sony precisa tomar o controle da Sony Ericsson para competir no setor com gigantes como Samsung e Apple. Ambas estão investindo pesado no setor, à medida que seus produtos caminham para uma maior convergência, afirmam especialistas.

Segundo o Wall Street Journal, a companhia japonesa está próxima de comprar a parte da Ericsson na parceria, firmada há pouco menos de dez anos.

As empresas de eletrônicos estão buscando uma forma de se diferenciar. Para isso, passaram a oferecer produtos que se interconectam, possibilitando uma experiência integrada ao usuário, afirma o IDC. A ideia é permitir que o mesmo conteúdo possa ser visto independentemente do dispositivo – smartphones, tablets, TVs.

“Todos querem dominar a sala de estar”, disse Francisco Jerônimo, analista do instituto.

Para ele, a Samsung é quem está em melhor posição, pois, além dos dispositivos móveis, também possui TVs e tocadores Blu-ray. A Apple, porém está logo atrás, por ter os campeões de venda iPhone e iPad. Há rumores, inclusive, de que esteja preparando uma TV baseada no iOS.

A Sony, por sua vez, oferece TVs e smartphones com Android, e seu tablet deve chegar em breve. O Playstation Vita, sucessor do PSP, deve ganhar uma versão com 3G em breve.

Alguns especialistas acreditam que a companhia já deveria ter adquirido a parte da Ericsson. “Ela deveria ter feito a proposta há três, quatro anos”, acredita Bem Wood, do instituto CSS Insight.

Não é só uma questão de convergência. Se lançar os produtos certos, o setor de smartphones pode ser altamente lucrativo. Quase metade da arrecadação da Samsung, por exemplo, veio de sua divisão de telecomunicações no segundo trimestre deste ano, justifica o analista.

“Se você é uma gigante do setor de eletrônicos, já deveria estar agindo por conta própria há algum tempo”.

As inúmeras batalhas judiciais enfrentadas pelas companhias de tecnologia nos últimos anos – Apple e Samsung, Oracle e Google – fizeram das patentes uma questão essencial para qualquer acordo. “A Ericsson detém várias das propriedades intelectuais presentes nos smartphones da Sony Ericsson, de modo que, caso a Sony decida comprá-la, esse será um dos elementos mais críticos”, afirma.

Atualmente, nenhuma das companhias está satisfeita com o desempenho, de acordo com Jerônimo. Elas têm tentando reinventar seus celulares, mas a competição acirrada com Samsnung, HTC e Apple torna a tarefa difícil.

No segundo trimestre, Sony Ericsson teve prejuízo de 67 milhões de dólares, em parte devido ao terremoto ocorrido no Japão, que a afetou. Ainda assim, mesmo tendo aumentado o número de dispositivos comercializados, ela ainda não conseguiu se destacar com os smartphones top de linha – ainda não lançou, por exemplo, celular com processador de dois núcleos. Alguma coisa precisa mudar.

“A Sony precisa melhorar a parceria, tornando-se mais ativa do negócio, ou, como os rumores sugerem, cancelá-la, adquirindo a parte da Ericsson na joint-venture”, disse Wood.

A Ericsson não quis comentar a possibilidade de vender sua parte. Seu porta-voz apenas disse que faz sentido que as duas empresas conversem. A Sony, por sua vez, ainda não se manifestou.

Visite a fonte da informação clicando aqui

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Futre representa Milan em Portugal

Futre no AC Milan. Não, a notícia não data de 1995/96, época em que o ex-internacional português vestiu a camisola 28 do clube italiano. O antigo extremo é o novo Administrador Desportivo do AC Milan - Milan Scuola Calcio, escola de formação do clube italiano que trabalha em Portugal desde 2010.

Paulo Futre, de 45 anos, será apresentado amanhã (15h00), no Estádio do Bessa XXI, como a nova imagem do projecto em solo luso.

A Milan Scuola Calcio teve o seu inicio, em Portugal, em Setembro do ano passado, e destina-se à formação, com metodologia do AC Milan, na área do futebol, a crianças de ambos os sexos entre os 3 e 16 anos. Há já três escolas em funcionamento: no Porto (Bessa), em Lisboa (Complexo Desportivo do Restelo) e na Madeira (Ribeira Brava).


Para visitar a fonte da informação, click aqui

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pai de Rooney entre os suspeitos de apostas combinadas

Nove pessoas foram detidas, esta quinta-feira, no âmbito de um inquérito sobre combinação de resultados de jogos de futebol, entre os quais o pai de do avançado do Manchester United, Wayne Rooney, e um jogador do Motherwell.

A polícia anunciou ter detido nove pessoas em Glasgow e em Merseyside, no noroeste de Inglaterra, no âmbito do inquérito de "apostas combinadas".

De acordo com a imprensa britânica, uma das pessoas é Wayne Rooney Sénior, de 48 anos, pai do avançado do Manchester United, detido em sua casa, em Liverpool, no bairro West Derby.

Entre as pessoas interrogadas pela polícia encontra-se também o jogador dos escoceses Motherwell, o médio Steve Jennings, de 26 anos, além do tio de Wayne Rooney, Richie Rooney, de 54 anos.

Rooney, internacional pela seleção de Inglaterra, não está implicado na investigação, que se foca no jogo que opôs o Motherwell e o Hearts e foi disputado a 14 de Dezembro de 2010. Durante o encontro, Jennings foi expulso por ter insultado o árbitro. O Hearts é agora treinado pelo português Paulo Sérgio.

A polícia de Merseyside avançou que o pai de Wayne Rooney e o seu tio foram detidos nas suas casas em Liverpool sob suspeita de estarem envolvidos numa eventual tentativa de fraude, juntamente com outras sete pessoas.

"Os detectives executaram 10 mandatos entre Merseyside e Glasgow e detiveram nove pessoas no âmbito da investigação sobre suspeita de apostas viciadas", disse a polícia, acrescentando que as "detenções são o culminar de uma operação conjunta com a Comissão de Jogos".


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Samsung tenta bloquear as vendas do novo iPhone

Tal como previsto a Samsung lançou um processo contra a Apple para tentar bloquear as vendas do iPhone 4S, o mais recente modelo do smartphone

O processo faz parte da já longa guerra de patentes que envolve as duas empresas e visa tentar suspender as vendas do novo iPhone, apresentado na passada terça-feira, em França e Itália.
De acordo com a BBC, a fabricante sul-coreana alega que a Apple utiliza uma tecnologia 3G sem fios inventada por si, sem pagar os direitos.

Em comunicado a Samsung refere que «a Apple continua a violar de forma flagrante os nossos direitos de propriedade intelectual e segue à boleia da nossa tecnologia, e vamos proteger com firmeza a nossa propriedade intelectual».

Citado pela estação britânica um blogger especializado em questões de patentes, Florian Mueller, considera contudo que desta vez a Samsung se precipitou.

Florian Mueller questiona-se sobre «o que aconteceria se cada um dos participantes num processo para definir standards pudesse posteriormente desligar redes de telecomunicações inteiras, mesmo que se os alegados infractores estejam dispostos a pagar um valor a determinar, no evento de um desacordo comercial entre as partes, por um tribunal».

Até agora a Samsung tem vindo a perder os principais processos semelhantes que lançou contra a Apple, que já ditaram embargos de alguns produtos da sul coreana na Austrália e Alemanha.


 Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Índia apresenta tablet de 35 dólares



O Governo da Índia apresentou aquele que considera ser o tablet mais barato do mundo. Com um preço de 35 dólares o Aakash destina-se aos estudantes, mas também será comercializado nas lojas posteriormente

A apresentação do Aakash, assim se chama o tablet promovido pelo Governo da Índia, coube ao ministro da Educação e Telecomunicações, Kapil Sibal, que defendeu que este tablet «vai pôr um fim ao fosso digital» no país.

Inicialmente o tablet vai ser vendido aos estudantes por 35 dólares, mas a partir de Novembro o Aakash vai chegar às lojas do país com um preço de 60 dólares, bem abaixo do que é cobrado por outros produtos semelhantes, caros para a maior parte da população indiana.

O dispositivo foi desenvolvido pelo Indian Institute of Technology em parceria com a empresa DataWing, cujo presidente, Suneet Singh Tuli, citado pela AFP, afirma que «conseguimos criar um produto que irá dar acesso à Internet para as massas».

Mas se o preço é baixo, as principais características não lhe ficam atrás.

Baseado em Android, o Aakash tem um ecrã táctil de sete polegadas, uma bateria com duração de três horas, conexão WiFi e 256 MB de memória RAM, assim como duas entradas USB e possibilidade de efectuar videoconferência.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Samsung promete "algo grande" na próxima semana

A empresa de tecnologias da Coreia do Sul planeia lançar o novo Nexus Prime com a Google.

A Samsung não esperou nem 24 horas após a apresentação do novo iPhone 4S da Apple para anunciar num vídeo no Youtube que irá lançar "algo grande" na próxima semana, juntamente com a Google.

Ambas as empresas, sócias devido ao sistema operacional Android utilizado pelos dispositivos da Samsung, querem aproveitar o actual momento de "luto" que a empresa da maça atravessa, após ter apresentado ontem o novo "smartphone" que não convenceu os seus fãs.

O vídeo divulgado hoje pela Samsung não revela qual será a "surpresa", porém deixa visualizar uma imagem de um perfil curvo que poderá ser do novo Samsung Nexus Prime, de acordo com o "Cinco Dias".

Segundo os seguidores de tecnologias este novo dispositivo poderá ser a nova versão do Android, o "Ice Cream", que representa a unificação de versões do sistema operacional móvel da Google para "smartphones e tablets".

O mistério será revelado no próximo dia 11 de Outubro, data em que ambas as empresas convocaram a imprensa.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BMW escolhe SP para instalar fábrica no Brasil, diz jornal alemão

A BMW, maior fabricante de veículos de luxo do mundo, deve escolher a cidade de São Paulo para instalar sua primeira fábrica na América Latina, afirmou o jornal alemão "Handelsblatt" nesta quarta-feira.

Citando fontes da companhia, o jornal disse que o conselho deve aprovar em dezembro os planos para fabricar veículos em São Paulo "porque todos os fornecedores importantes de peças estão lá".

Um porta-voz negou que a BMW já tenha feito alguma escolha, dizendo: "ainda não há nenhuma decisão".

A BMW anunciou em março que aprovaria este ano planos para expandir sua produção para a América Latina, onde o Brasil já é um importante mercado em volume para montadoras como Fiat, General Motors e Volkswagen.

Para a BMW, o país ainda é um mercado novo, com previsão de vendas de 10 mil veículos este ano, número quase insignificante para a companhia, que prevê mundialmente um volume de mais de 1,6 milhão de unidades.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Arquidiocese vai estudar o ‘choro’ da santa do Leblon

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, vai mandar investigar a lágrima que teria brotado do olho direito de uma imagem de gesso de Nossa Senhora da Conceição, durante celebração na noite de sábado, na Igreja dos Santos Anjos, no Leblon. O fenômeno assustou as crianças que estavam na missa. “A imagem está viva”, disse um deles ao padre Marcos Belizário, que presidia a celebração.

Leia mais aqui

S&P mantém "rating" de Portugal mas adverte para novas medidas

Agência manteve notação financeira em BBB-, acima da categoria de lixo, embora o Outlook permaneça negativo. Prevê que em 2012 a recessão seja mais cavada do que o previsto e assume a necessidade de mais medidas para compensar desvios, como os detectados na Madeira.

A agência de notação financeira manteve o "rating" da dívida emitida pela República portuguesa em BBB-, acima da categoria de lixo, embora a perspectiva (outlook) permaneça negativa. Ou seja, revisões futuras têm maiores probabilidades de serem no sentido descendente.

A manutenção do "rating" é justificada pelo compromisso demonstrado pelo Governo com o cumprimento das metas de redução do défice orçamental prometidas à comunidade internacional, no quadro do programa de assistência financeira de 78 mil milhões de euros.

"O 'rating' reflecte a nossa opinião de que o Governo está fortemente comprometido com as reformas económicas", escreve a S&P no seu relatório, divulgado esta tarde, em que qualifica o Executivo português como dos que melhor pontua, em termos de robustez política, por comparação com os dos demais países intervencionados (Grécia e Irlanda).

Portugal comprometeu-se fechar as contas públicas do ano em curso com um défice orçamental equivalente a 5,9% do PIB, meta que parece ameaçada perante os dados da execução orçamental relativos ao primeiro semestre, que revelaram um défice acumulado de 8,3%.

A esse propósito, a S&P assume que o Governo cumprirá ou ficará muito próximo das metas orçamentais acordadas com a troika, não obstante o contexto internacional mais adverso que deverá fazer a economia contrair "mais severamente" no curto prazo. Mas adverte para a necessidade de novas medidas para compensar desvios orçamentais, como os detectados na Madeira.

"Na nossa opinião, as revisões trimestrais do desempenho orçamental devem fornecer oportunidades para que o Governo implemente medidas orçamentais adicionais para compensar qualquer derrapagem".

A S&P espera que medidas extra sejam necessárias devido à necessidade de o Estado injectar fundos em empresas públicas e possivelmente nalguns bancos, para além de terem de compensar outras contigências "como demonstrado pela recente revelação de défices mais elevados na Madeira".

Regresso aos mercados em 2013?

Não obstante perspectivar de forma positiva o impacto das reformas em curso na evolução da posição orçamental e competitiva do país, a agência demonstra ter algumas dúvidas de que Portugal consiga, como previsto, dispensar inteiramente a ajuda internacional, passando a financiar-se pelos seus próprios meios a partir de 2013.

"Prevemos que o apoio dos credores multilaterais [FMI e UE] seja mantido pelo menos até 2013", mas essa hipótese depende largamente da capacidade do Governo reagir "atempadamente" a desvios orçamentais ou atrasos na implementação de medidas que, a acontecer, serão "pequenos", precisa a S&P, marcando implicitamente a diferença com a Grécia, onde os desvios e os atrasos na implementação do programa de assistência têm sido consideráveis a vários níveis.


Visite aqui a fonte da informação 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Amanda Knox declarada inocente após 4 anos na prisão



O tribunal de Perugia, em Itália, declarou, esta segunda-feira, Amanda Knox inocente após esta ter passado 4 anos na prisão pelo homicídio da sua companheira de quarto. A avaliação do recurso resultou na decisão de libertação imediata da norte-americana e na anulação da sentença de 26 anos de prisão.

Amanda Knox tinha sido condenada em Dezembro de 2009, em primeira instância, a 26 anos de prisão pelo homicídio da britânica Meredith Kercher. Knox e o antigo namorado tinham sido condenados pelo crime de homicídio e foram agora ilibados pelo tribunal de recurso italiano.

O júri declarou que ambos estavam inocentes, mas Knox foi considerada culpada do crime de falsa acusação de pessoas inocente, pelo que terá de pagar uma indemnização.

O tribunal anulou assim a sentença a 26 anos de prisão da norte-americana e a 25 anos do seu ex-namorado italiano, Raffaele Sollecito.

Cientistas preocupados com «buraco» no Pólo Norte

Um buraco de dimensão equivalente a cinco vezes o tamanho da Alemanha abriu-se na camada de ozono sobre o Árctico, igualando-se ao que existe sobre a região da Antárctida, anunciaram cientistas.

Provocado por um frio excepcional no Pólo Norte, este buraco moveu-se durante 15 dias sobre o leste europeu, Rússia e Mongólia, expondo as populações em alguns casos a níveis elevados de radiação ultravioleta, acrescentaram.

A camada de ozono é atacada regularmente durante o Inverno e a Primavera nas regiões dos pólos por compostos contendo cloro (clorofluorocarboneto, o CFC) utilizado pelo homem nos sistemas de refrigeração e aerossóis.

A produção de CFC é quase nula actualmente, graças ao protocolo alcançado em 1985 em Montreal.

O frio intenso continua a ser o factor principal da destruição do ozono. Pelo efeito do frio, o vapor da água e as moléculas de ácido nítrico condensam-se e formam nuvens nas camadas inferiores da atmosfera. Nessas nuvens o cloro é formado e finalmente provoca a destruição do ozono.
(Leia mais aqui )

Tempo seco e quente vai manter-se até quarta-feira

O tempo quente e seco que se verifica em Portugal vai manter-se nos próximos dias e o interior do Continente deverá encontrar-se "em onda de calor" na terça-feira, informou hoje o Instituto de Meteorologia.

O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a noroeste da Península Ibérica estendendo-se em direção ao Mediterrâneo ocidental, o que origina "uma situação de tempo quente e seco com a predominância de uma corrente de leste", explicou a instituição.

Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, a situação vai manter-se até quarta-feira.

A partir de quinta-feira, deverá ter lugar uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste, onde o vento vai soprar de noroeste, condições que vão chegar a todo o território na sexta-feira.

Esta situação de persistência de tempo quente originou a entrada em onda de calor das estações de Braga e de Álcacer do Sal, refere o Instituto.

"Com a continuação do tempo quente prevê-se que amanhã [terça-feira] se encontre em onda de calor praticamente todo o interior de Portugal continental", acrescenta a informação divulgada.


Visite aqui a fonte da informação