terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Obstetra vendia bebés que ajudava a nascer

Dong Shanshan teve um menino, mas nunca chegou a ver a criança, que segundo a médica estaria melhor ao cuidado de uma instituição estatal.

Shanshan e o marido desconfiaram da situação e decidiram fazer queixa à polícia por rapto.

O bebé foi encontrado duas semanas depois na província de Henan, na casa de um homem que já tinha três filhas, mas queria um rapaz. Zhang terá vendido o bebé ao homem por cerca de 3,600 euros.

Segundo a Sky News, a criança foi devolvida à família e a médica e cinco outras pessoas foram detidas por suspeitas de tráfico de humanos.

A divulgação do caso nos media chineses já fizeram com que outros dez casais procurassem esclarecimentos sobre a médica. Todos afirmam que foram informados que os seus filhos nasceram mortos ou seriamente doentes e que seria melhor que a médica os levasse.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Bolsas depois do Natal: Japão em máximos, China em mínimos, Europa sem negociação

Os mercados estão esta quinta-feira sem grandes movimentações. As bolsas europeias estão encerradas devido ao Natal. A sessão viveu-se de ganhos expressivos no Japão e de recuos na China.

O dia 26 de Dezembro, que se segue aos festejos do Natal, está a ser vivido com extremos. As bolsas europeias, como habitualmente, encerraram mas as praças do Japão viveram valores não registados há cinco anos. Pelo contrário, a China caiu para mínimos de quatro meses.
 
O índice bolsista japonês Nikkei encerrou com uma valorização de 1,03% para os 16.174,44 pontos, somando valor pelo sétimo dia consecutivo. Está na pontuação mais elevada desde Novembro de 2007. Já o também nipónico Topix somou 1,68% para os 1.279,34 pontos, registando um máximo desde Agosto de 2008.
 
A justificação para o comportamento positivo das bolsas do Japão passa pela descida do iene, o que anima as empresas exportadoras. Segundo os analistas ouvidos pela Bloomberg, a queda da moeda nipónica está relacionada com a expectativa de manutenção de estímulos monetários no país - e pelo facto de os investidores poderem estar a fugir dos activos norte-americanos, agora que a Reserva Federal está a diminuir a dimensão dos estímulos à maior economia do mund
 
A Toyota e a Mazda, fabricantes automóveis japonesas com uma forte componente de venda para o exterior, marcaram subidas expressivas.
 
As acções japonesas ajudaram ao verde do índice asiático. O MSCI Ásia Pacífico somou 0,4% para 139,74 ponto, estando no maior ciclo de ganhos desde Setembro, de acordo com a Bloomberg.
 
Pelo contrário, a China está em mínimos de quatro meses. O índice de Xangai deslizou 1,2%, num dia em que a agência de notícias chinesa indicou que o país vai crescer 7,6% em 2013, que compara com a expectativa governamental de 7,5%.
 
As bolsas da Austrália, Nova Zelândia e Hong Kong estiveram encerradas, o que também se verifica na Europa. A Bolsa de Lisboa é uma das praças que não negoceia na sessão de quinta-feira, 26 de Dezembro, depois de ter negociado durante meia sessão no dia 24. Os índices norte-americanos Dow Jones e S&P 500 terminaram a sessão de dia 24 em máximos históricos.
 
Além do mercado accionista, o dia não está a ser muito animado nem no que diz respeito ao câmbio nem ao de matérias-primas. O euro segue a subir 0,9% face ao dólar, estando a cotar nos 1,3693 dólares, mantendo-se sem grandes oscilações, como tem acontecido nas últimas três semanas.
 
Já o petróleo segue a negociar com uma tendência mista. O barril de Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações nacionais, segue a cair 0,22% para os 111,65 dólares, na Bolsa de Londres. Em Nova Iorque, o crude avança 0,04% para os 99,26 dólares.

Para visitar a fonte da informação clique aqui

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Ibrahimovic e o futebol feminino: «Desistam, nem divertido é»

Zlatan Ibrahimovic, um dos jogadores mais renomados do futebol mundial, entende que o futebol feminino não pode ser comparado ao masculino.
 
«Com todo o respeito pelo o que as senhoras têm feito, e fizeram-no de forma fantástica, não se pode comparar o futebol masculino com o feminino. Desistam, nem divertido é..», afirmou Ibra, em entrevista ao jornal sueco Expressen.
 
Estas declarações aparecem na sequência de algumas comparações no estilo de jogo entre Ibra e Lotta Schelin, atacante sueca do Lyon.
 
«Quando saí de França, comparavam-me com o Messi e o Ronaldo. Quando chego à Suécia comparam-me com uma jogadora... Perguntaram-me quem era melhor jogador, eu ou a Lotta Schelin. Estão a brincar comigo, certo? Quebrei todos aqueles recordes, com quem é que me vão comparar? Devemos comparar com quem tinha o recorde ou com as senhoras?»
 
Ibra está na Suécia para gozar um curto momento de pausa natalícia.
 
 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Rui Rio no BCP a partir de 1 de Janeiro

Depois de nas últimas semanas muito se ter especulado sobre o futuro de Rui Rio, de quem se disse estar-se a preparar para a sucessão de Passos Coelho no PSD ou que iria rumar ao Deutsche Bank, agora é o semanário "Sol" a avançar que a partir de 1 de Janeiro o ex-autarca do Porto irá integrar os quadros do BCP.

Segundo o semanário, no início do ano, Rui Rio fará parte do Conselho de Investimento Millenium Fundo de Capitalização, um organismo que existe desde o Verão e que é orientado para apoiar as pequenas e médias empresas.
 
O "Sol" cita fonte do BCP para avançar que o social-democrata ocupará um "membro independente e não executivo, sendo que o mandato não tem qualquer limite temporal associado". Não será um trabalho "full time" pois obriga apenas a reuniões mensais.
 
De acordo com o BCP, segundo o "Sol", o fundo de que Rio será uma espécie de conselheiro aplica o seu património na aquisição de participações sociais em PME e sociedades com grau de capitalização médio.

Para visitar a fonte da informação clique aqui

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Volkswagen, Audi e Skoda perdem vendas este ano por ruptura de stock

O Grupo Siva, representante em Portugal de marcas como a Volkswagen, a Audi, a Skoda ou a Lamborghini, perdeu vendas este ano devido a uma ruptura de stock durante quase três meses de 2013 (Julho, Agosto e Setembro).

Este foi o motivo dado pelo administrador da Siva, Fernando Monteiro, para justificar a perda de quota de mercado das marcas mais representativas dos grupo. Alias, nos dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal) das vendas acumuladas até Novembro, só a Volkswagen colocou no mercado mais 315 carros do que em igual período do ano passado. Ainda assim, tem agora menos quota de mercado menor do que no ano passado (9,72% face a 10,27%) e viu a francesa Renault disparar na liderança com uma subida no período referido de 17%.

A Audi é das três marcas premium mais importantes (as outras são a BMW e a Mercedes) a única que perdeu vendas anos primeiros 11 meses do ano (-0,8%) e a Skoda é a insígnia do grupo da Azambuja que vê reduzir mais drasticamente o volume de vendas (10,7%).

Mas como é que pode acontecer uma ruptura de stock que tenha estas consequências? “Tivemos falta de carros, o que  se explica pelo sucesso não esperado de alguns dos nossos modelos nos mercados europeus em que crescemos bastante. Só em Setembro é que voltamos a ter capacidade de resposta”, explica o administrador da Siva, que acrescentou ainda a descontinuação do Skoda Octavia como uma das razões para a quebra de vendas. Ainda assim, Monteiro reforçou que o grupo continua líder de vendas em território nacional com uma quota de mercado global de 17,1% até Novembro.   

No balanço da actividade e do sector automóvel em Portugal, deste ano, Fernando Monteiro salientou a ligeira recuperação do mercado de ligeiros que deverá terminar 2013 com um total de vendas de 105 mil unidades. Em relação ao próximo ano, as perspectivas são de que seja um “bocadinho melhor”. A razão da crença tem três letras: PIB.

“Os números mostram que há uma correlação quase perfeita entre o PIB e a venda de automóveis. Como as perspectivas para o próximo ano são de um crescimento de 0,8% do PIB faz-nos pensar que o mercado pode continuar a evoluir”, explicou o administrador da Siva.

Por fim, Fernando Monteiro afirmou que num contexto em que os concorrentes diminuem estruturas e alguns até deixam o País, a Siva, apesar de alguns ajustamentos, tem sido resiliente porque não vê só o “presente do mercado”, mas tem uma “visão de futuro”.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Rehn: É prematuro dizer qual a melhor forma para Portugal sair do programa

O comissário europeu dos Assuntos Económicos considera que ainda é "demasiado cedo para dizer algo definitivo" sobre a forma mais apropriada para Portugal deixar o seu programa de ajustamento e regressar aos mercados. Já o presidente do Eurogrupo recusou falar sobre o assunto.


Leia mais aqui



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Supremo rejeita impugnação do Atlético Paranaense-Vasco da Gama (5-1)


O Supremo Tribunal de Justiça do Brasil rejeitou esta quinta-feira o pedido de impugnação do resultado da partida de domingo entre o Atlético Paranaense e o Vasco da Gama (5-1), da última jornada do campeonato brasileiro de futebol, e que valeu a descida de divisão aos cariocas.

O encontro esteve suspenso mais de uma hora em virtude de confrontos violentos nas bancadas entre adeptos das duas formações, de que resultaram quatro feridos.

No requerimento de impugnação, o departamento jurídico do Vasco da Gama atribuiu a responsabilidade da suspensão do jogo e dos confrontos nas bancadas à equipa da casa, invocando falta de segurança no estádio, que terá violado as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Futebol para o normal decurso de uma partida.Face a esta decisão, o resultado do encontro de domingo passado manter-se-á em 5-1 a favor do Atlético Paranaense, o que confirma a formação do Rio de Janeiro na segunda divisão brasileira.

A polícia do Estado brasileiro de Santa Catarina anunciou hoje ter identificado, com a ajuda de imagens televisivas e das suas investigações, mais 40 adeptos das duas equipas envolvidos nos incidentes. Após as primeiras investigações, a polícia deteve três adeptos do Vasco da Gama, que estão acusados de vários delitos, entre os quais tentativa de homicídio.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

JPMorgan oferece dois mil milhões de dólares para justiça arquivar caso Madoff

O banco norte-americano, acusado de não ter denunciado as actividades suspeitas de Madoff, chegou a um acordo provisório com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

O JPMorgan Chase chegou nesta quinta-feira a um acordo provisório com o Departamento de Justiça dos EUA no sentido de arquivar o caso em que o banco norte-americano é acusado de não ter denunciado às autoridades competentes as actividades suspeitas de Bernard Madoff.

Segundo fontes próximas do processo, citadas pelas agências internacionais, o JPMorgan aceitou pagar cerca de dois mil milhões de dólares para encerrar o caso.

O JP Morgan Chase e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos têm outros casos em mãos. Há um mês, o "Wall Street Journal" anunciava que os advogados do banco norte-americano haviam preparado um acordo global avaliado em 13 mil milhões de dólares, aproximadamente 9.630 milhões de euros, para dar por encerradas cinco frentes de investigação judicial.

O anúncio coincidiu no dia em que se cumprem cinco anos da detenção de Bernard Madoff que, através do maior esquema Ponzi na história dos Estados Unidos, acabou por lesar investidores em todo o mundo em mais de 65 mil milhões de dólares. Desde 2009, Madoff cumpre uma pena de 150 anos de prisão na Carolina do Norte.


Para visitar a fonte da informação clique aqui

domingo, 8 de dezembro de 2013

Fluminense desce de divisão

O Fluminense desce à II divisão brasileira.

Os cariocas ainda venceram este domingo, na última jornada, na Bahia, por 2-1, mas de nada valeu face ao triunfo do Coritiba frente ao São Paulo (0-1).

O Flu termina com os mesmos pontos que o 16º, o Criciúma (46), com melhor saldo de golos (-4 contra -14) e vantagem no confronto direto (duas vitórias), mas o primeiro critério de desempate é o número de vitórias (12 contra 13).

Campeão em 2012, o Fluminense acaba mesmo por descer de escalão no ano seguinte. É a primeira vez que tal acontece no futebol brasileiro.

Náutico e Ponte Preta já conheciam a sua sentença antes desta ronda.

O Vasco da Gama poderá também hoje confirmar a descida ao segundo escalão.
 
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui

Manifestantes derrubam estátua de Lenine

Milhares de manifestantes ucranianos derrubaram, este domingo, a estátua de Vladimir Lenine, em Kiev. Mais de 200 mil pessoas saíram às ruas para reclamar a demissão do presidente Ianukovitch depois de este ter rejeitado um acordo comercial com a União Europeia, optando por uma maior aproximação à Rússia.

A estátua é um importante símbolo da ligação da Ucrânia à Rússia, que tenta uma reaproximação a Kiev.

Um repórter da Reuters no local informa que os manifestantes atacaram a estátua com martelos depois de a terem derrubado com a ajuda de cordas e barras de metal.

De acordo com um porta-voz da polícia ucraniana, citado pela agência de notícias francesa AFP, a estátua de Lenine foi derrubada por manifestantes com o rosto coberto, que empunhavam bandeiras do partido ultranacionalista Svoboda (Liberdade).


In' TVI24

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dados económicos favoráveis penalizam Wall Street

As bolsas norte-americanas encerraram, pela quinta sessão consecutiva, em terreno negativo. O índice Dow Jones fechou a perder 0,43% para os 15.821,51 pontos, o Nasdaq desvalorizou 0,12% para 4.033,165 pontos e o S&P 500 deslizou 0,40% para 1.785,69 pontos.
 
O sector tecnológico esteve em destaque pela negativa, com excepção da Apple, que encerrou a apreciar-se 0,51% para 567,901 dólares. Já a Microsoft perdeu 2,41% para 38 dólares, a Cisco perdeu 1,60% para 20,91 dólares e a Google encerrou com uma queda ligeira de 0,08% para 1057,34 dólares.
 
A penalizar o comportamento dos principais índices norte-americanos está o facto de os investidores estarem a antecipar que a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) pode começar a retirar os estímulos à economia mais cedo do que estava a ser ponderado. A suportar esta expectativa estão os dados económicos revelados recentemente e que são favoráveis, demonstrando que a maior economia do mundo está a ficar mais robusta.
 
Esta quinta-feira, o Departamento do Comércio dos EUA divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu a um ritmo anual de 3,6% no terceiro trimestre, um ritmo mais acelerado do que tinha sido inicialmente reportado.
 
Além disso, ontem dia 4 de Dezembro o instituto de pesquisa ADP revelou que o sector privado norte-americano criou, em Novembro, 215 mil novos postos de trabalho. Um valor que superou as estimativas dos economistas contactados pela agência Bloomberg, que apontavam para a criação de 170 mil novos postos de trabalho.   
 
Ainda em torno do emprego, o Departamento do Trabalho revela amanhã, sexta-feira  dia 6 de Novembro, a taxa de desemprego que deverá recuar.
 
“Os números de hoje preparam o caminho para a Fed” reduzir os estímulos, afirmou à Bloomberg Matthew Kaufler, da Federated Investors, em Nova Iorque. “Há ansiedade no curto prazo, mas penso que é positivo no longo prazo que a Fed comece” a libertar-se de ser o último criador de mercado, acrescentou.


In' Jornal de Negócios

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Goldman reduz avaliação da EDP devido a regulação em Espanha

O Goldman Sachs reviu em baixa a avaliação da maioria das cotadas expostas ao sector eléctrico espanhol, devido aos receios de mais alterações regulatórias neste sector.   Numa nota de “research” a que o Negócios teve acesso, o banco de investimento cita o facto de o Governo espanhol ter deixado cair o compromisso com o contributo de 3,6 mil milhões de euros para abater o défice tarifário.   Deste modo, o Goldman Sachs removeu das suas estimativas qualquer contribuição do Governo, assumindo desta forma novos custos para as empresas eléctricas a partir de 2014, no valor de 750 milhões de euros, e aumento de tarifas na ordem dos 3%, o que implica mais 750 milhões de euros.   As novas avaliações para as eléctricas ibéricas assumem um défice tarifário de 3,5 mil milhões de euros no final deste ano.   Os impactos nos lucros por acção (EPS) são mais visíveis nas eléctricas mais expostas a Espanha, como é o caso da Acciona (-24%), Endesa (-4%) e Iberdrola (-3%). No caso da EDP o impacto no EPS é de apenas -1%.   Ainda assim, suficiente para justificar um corte de 5% no preço-alvo da eléctrica liderada por António Mexia. A avaliação por acção desceu para 2,10 euros, face aos 2,15 euros anteriores, o que implica um potencial de desvalorização face à cotação actual. A recomendação também persiste em vender.   As acções da EDP caem 1,52% para 2,73 euros.    Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.


Para visitar a fonte da informação clique aqui