sexta-feira, 28 de novembro de 2014

INE revê em alta crescimento do PIB no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) português registou um aumento homólogo (isto é, em relação ao mesmo período do ano passado) de 1,1% em termos reais no terceiro trimestre do ano, segundo os números divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No segundo trimestre, o aumento tinha sido de 0,9%.

O valor agora divulgado para o terceiro trimestre é 0,1 pontos percentuais superior ao que tinha sido avançado pelo INE há duas semanas, na estimativa rápida sobre o comportamento da atividade económica entre junho e setembro.

Comparativamente com o trimestre anterior, o crescimento também foi revisto em alta pelo INE, que aponta agora para um aumento do PIB de 0,3% em termos reais, e já não 0,2%. Um aumento que reflete "o contributo positivo da procura interna".

O crescimento homólogo da economia portuguesa no terceiro trimestre resulta de "um contributo positivo mais intenso" da procura interna, "passando de 1,7 pontos percentuais no segundo trimestre, para 1,9 pontos percentuais no terceiro trimestre", revela o INE. Um impacto positivo que reflete "sobretudo a evolução das despesas de consumo final das famílias residentes".

Já a procura externa líquida "registou um contributo negativo de 0,9 pontos percentuais (-0,8 pontos percentuais no trimestre anterior" para a variação homóloga do PIB.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário