segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Quer começar a pagar com o smartphone? A DECO sugere algumas apps

A Defesa do Consumidor reuniu as aplicações seguras que poderá utilizar para pagar compras ou levantar dinheiro no multibanco sem a necessidade do cartão.

O futuro dos pagamentos eletrónicos passa pela utilização do smartphone nas operações, seja para pagar contas, transferir dinheiro para outras pessoas em poucos segundos, ou mesmo levantar dinheiro nos terminais de multibanco sem ter um cartão. Os portugueses têm vindo a aderir ao sistema e a aplicação mais utilizada é o MB Way da SIBS (iOS e Android), que em novembro ultrapassou o primeiro milhão de utilizadores. A aplicação tem vindo a inserir novidades, tais como opções para “dividir contas” ou “pedir dinheiro”, para além da possibilidade de fazer transferências imediatas, compras online, gerar cartões virtuais ou levantar dinheiro sem cartão. Mais novidades estão previstas para 2019.

A DECO salienta a popularidade do MB Way, mas destaca outras aplicações bancárias que os portugueses poderão confiar. Entre elas a Glase, uma app da empresa sueca SEQR, disponível para terminais Android e iOS. É referido que depois de instalada, a aplicação terá de ser associada a uma conta bancária, mas também pode ser utilizada através de uma conta pré-paga com um cartão de crédito ou débito, embora obrigue sempre a ter saldo.

Uma das soluções mais conhecidas e antigas de pagamento é o PayPal, criado pelo magnata Elon Musk, antes de se “aventurar” pela Tesla e SpaceX. Através dos smartphones (iOS ou Android) poderá pagar ou enviar dinheiro a outros utilizadores de forma quase instantânea. Pode associar a sua conta PayPal a uma conta bancária ou a um cartão de crédito ou débito. Poderá depois enviar dinheiro a outros utilizadores através de um endereço de email que esteja associado à conta PayPal.

Por fim, a quarta aplicação recomendada pela Defesa do Consumidor é a MEO Wallet (iOS e Android), que também permite fazer pagamentos, através de uma conta virtual pré-paga.

A DECO deixa ainda o alerta aos utilizadores acautelarem a segurança das transações, não facilitando os códigos PIN nas escolhas de combinações fáceis de encontrar em documentos de identificação, em caso de roubo. Algumas das aplicações permitem operações offline e sincronizá-las mais tarde, caso não esteja ligado a uma rede wi-fi segura.

Sem comentários:

Enviar um comentário