quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Bispos anglicanos recusam proposta do Papa

Bento XVI queria que se convertessem ao catolicismo.


Cerca de 30 bispos e arcebispos anglicanos, opostos à linha liberal da Igreja no que se refere à homossexualidade, recusaram esta quarta-feira a proposta do Vaticano de se converterem ao catolicismo, informa a Lusa.

«Estamos convencidos de que não é o momento de abandonar a comunhão anglicana», declarou o arcebispo nigeriano Peter Abuja, presidente da Gafcon (Conferência para um Futuro Global do Anglicanismo), em comunicado colocado no portal online do movimento.

Estes anglicanos dizem estar «profundamente agradecidos» ao Papa pela sua «amável» proposta: «Lamentamos, no entanto, que a crise actual na nossa querida comunhão anglicana tenha permitido uma tal proposta sem precedentes.»

O arcebispo nigeriano pretende «encorajar todos os anglicanos que estudam este convite da Igreja católica romana a reconhecer que as igrejas anglicanas se estão a reforçar em todo o mundo».

Estes dissidentes, que dizem representar 35 milhões de fiéis, ou seja, quase metade dos anglicanos do mundo, afirmam que a sua iniciativa a propósito da homossexualidade não é uma ruptura, mas a criação de uma «igreja dentro da igreja», que pretende fazer avançar a reforma a partir do interior.

Fonte: TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário