terça-feira, 24 de novembro de 2009

Concursos são fiasco da "rentrée" televisiva

Estreias na RTP e SIC de formatos de entretenimento com fracos resultados

Da fornada de programas que arrancaram recentemente nos vários canais generalistas, há três que se destacam. E pela negativa. "Último passageiro", "Família família", ambos da estação pública, e "M/F" de Carnaxide não cativam público.

O género é quase um denominador comum entre eles. Afinal, todos se propõem entreter com diversão os espectadores, sob o chapéu de reunirem toda a família frente ao pequeno ecrã. Mas a aposta no "light entertainment" parece agora começar a dar sinais de refreamento. Se, no caso da SIC o concurso "M/F", que tem na apresentação a dupla Bárbara Guimarães e Eduardo Madeira, terá germinado para render o êxito granjeado por "Salve-se quem puder", pode concluir-se que a pretensa substituição na grelha não está a dar os frutos esperados.

Sintomático disso mesmo foi a expedita mudança de estratégia da direcção do Programas do canal que, em detrimento de uma periodicidade diária com anónimos, optou por apenas colocar no ar a emissão de sábado protagonizada por rostos famosos.

Atentando-se nos dados fornecidos pela Marktest, o conteúdo não vai além dos 15,1% de "share", (quota de espectadores). E a edição, rotulada como especial, mas que deixou de o ser para passar a única, só no penúltimo sábado é que conseguiu obter resultados mais simpáticos, equivalentes a um "share" de 27,5%, o que indiciará benefícios retirados da decisão quanto à exibição apenas uma vez por semana.

Porém, o formato da estação de Carnaxide não é um exemplo isolado, no que concerne a estreias pouco felizes desta temporada televisiva. "Família, família", conduzido por Sónia Araújo, não obstante somar apenas dois programas, foi visionado por uma média de 500 mil espectadores - o que, traduzido em quota, representa 19,6% -, significativamente abaixo da fasquia média da RTP1, que, em contrapartida, "Dança comigo no gelo" tem mantido.

"Último passageiro", que cabe à parelha Sílvia Alberto e João Baião dirigir, e tomando como referência a emissão do penúltimo domingo, também se prende com números pouco apelativos. Só cerca de 492 mil pessoas assistiram ao formato. Facto que poderá não ser alheio à ida para o ar de "Ídolos" em horário semelhante na SIC, que naquela mesma noite cativou mais de um milhão.

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