terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fed limita perdas em Wall Street

As bolsas norte-americanas fecharam em queda, com os investidores decepcionados com a revisão em baixa do crescimento do PIB no terceiro trimestre. Contudo, o facto de a Fed se ter revelado menos pessimista com o desemprego limitar as quedas dos índices.

O Dow Jones caiu 0,16% para 10.433,71 pontos, o Nasdaq recuou 0,31% para 2.169,18 pontos e o S&P500 cedeu 0,05% para 1.105,65 pontos.

Em Wall Street o dia começou negativo depois de uma hora antes da abertura ter sido anunciado que a economia norte-americana expandiu-se a um ritmo anual de 2,8%, no terceiro trimestre, menos do que o anteriormente previsto pelo Governo, que apontava para um crescimento de 3,5%.

Os gastos dos consumidores aumentaram a um ritmo anual de 2,9%, quando inicialmente se previu um aumento de 3,2%, o que levou os investidores a temerem que os consumidores vão continuar a colocar um travão no consumo.

Contudo, os índices reduziram as perdas depois da Fed ter divulgado as minutas da última reunião, onde a autoridade monetária mostrou um menor pessimismo quanto à evolução do desemprego.

Os responsáveis da Fed previram que a taxa de desemprego nos EUA estaria compreendida entre 9,3% e 9,7% no quarto trimestre do próximo ano, quando em Junho tinham estimado que seria de 9,5% a 9,8%.


As empresas de matérias-primas e do sector financeiro lideraram as perdas. A Alcoa, que produz alumínio, recuou 1,23% e o Bank of América cedeu 1,23%. O JPMorgan perdeu 1,89% e no sector das tecnologias a HP pressionou com uma queda de 1,61%.

O sector bancário foi pressionado pelo facto de a Fed estar a pressionar nove bancos, entre os quais o Bank of America para elaborarem um plano que preveja, entre outras questões, datas de devolução das ajudas que o governo deu para evitar falências e maiores problemas no pico da crise financeira.

Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário