sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Queda contida em Wall Street apesar de situação do Dubai

Os mercados norte-americanos reflectiram hoje a situação do Dubai, já que ontem estiveram fechados devido ao feriado de Acção de Graças. Apesar de se esperar uma forte queda, Wall Street acabou por encerrar com quedas inferiores a 2%. Os analistas acreditam mesmo que o sector bancário do país pode beneficiar com a crise no Dubai.

O Dow Jones perdeu 1,48% para os 10.309,85 pontos, o Nasdaq recuou 1,73% para os 2.138,44 pontos e o S&P 500 desvalorizou 1,72% para os 1.091,50 pontos. Os futuros norte-americanos apontavam para uma queda mais acentuada dos mercados mas esta acabou por ser contida, tendo em conta que Wall Street esteve fechado na sessão de ontem.

Foi precisamente no dia de ontem que soaram os primeiros sinais de alarme do Dubai. Isto depois da Dubai World ter solicitado a recalendarização do pagamento da dívida. Na sessão de ontem, os mercados europeus atingiram os nível mais baixo dos últimos sete meses mas hoje fecharam a ganhar mais de 1% indiferentes à situação no Dubai.

Segundo os dados conhecidos, os bancos norte-americanos não estão muito expostos à Dubai World. Ao contrário do que acontece com instituições britânicas como o HSBC, o Barclays, o Royal Bank of Scotland e o Lloyds.

Richard Bove, analista da Rochdale Securities, afirmou que os bancos têm uma exposição “mínima” ao Dubai. Bove acredita que o dólar e as acções do sector bancário podem vir a beneficiar com a situação que se vive neste emirado.

“O dólar beneficia porque continua a ser um refúgio. O sistema bancário também pode beneficiar já que o dinheiro procura refúgio em instituições altamente reguladas”, afirmou Bove.
A sessão de hoje foi mais curta, com a negociação a terminar às 18h00 de Lisboa.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário