segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sinais positivos da economia mundial atiram bolsas europeias para máximos

As bolsas europeias regressaram aos máximos de 13 meses, com os investidores optimistas com os últimos sinais de recuperação da economia mundial e crentes que as medidas de estímulo económico não vão ser retiradas tão cedo. As produtoras de matérias-primas lideraram os ganhos.

O DJStoxx 50 subiu 1,47% para 2.546,37 pontos e o DJStoxx 600 atingiu o valor de fecho mais elevado desde 3 de Outubro do ano passado, registando já a oitava sessão positiva nas últimas nove. Também nos Estados Unidos a bolsa está a negociar em máximos dos últimos 13 meses.

A generalidade dos índices nacionais na Europa subiu mais de 1% e acumulam agora um ganho de mais de 20% desde o início do ano.

O PSI-20 foi uma das excepções, com uma subida de 0,77%, estando ainda algo longe do máximo anual. Contudo, em 2009 o índice português apresenta uma das melhores prestações na Europa, com uma subida de 35%.

Depois do período de correcção registado na última metade de Outubro, as bolsas estão em alta há duas semanas, sustentadas por dados económicos e expectativas que apontam para uma recuperação sustentada das economias mundiais.

Hoje foi um dia em que surgiram sinais nesse sentido. A economia nipónica registou uma expansão superior ao previsto no terceiro trimestre e as vendas a retalho nos EUA subiram 1,4%, contra os 0,9% estimados.

Além disso, os líderes dos 21 países membros da Ásia Pacific Economic Cooperation (APEC) apelaram ontem à manutenção das medidas de estímulo, até que a economia mundial dê sinais de recuperação duradoura, repetindo uma posição já manifestada pelo G20.

Com o ouro em recorde e as restantes matérias-primas em alta, foram precisamente as companhias deste sector a liderarem os ganhos hoje na Europa. A ThyssenKrupp valorizou mais de 4% na Alemanha, enquanto as petrolíferas Shell e BP subiram mais de 1%.

No dia em que foi conhecido que as vendas de automóveis na Europa subiram 11% em Outubro, as cotadas do sector estiveram em destaque. A Renault avançou 3,16% para 33,64 euros e a Peugeot ganhou 4,48% para 25,44 euros.

Na banca o dia foi também de ganhos, com o HSBC a subir 2,64% e o UBS a somar 2,22%.


Veja a fonte de informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário