quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Software gratuito recomendado pelo Cert.pt

O Cert.pt começou hoje a recomendar, através do seu site, a utilização de um software gratuito de segurança da Secunia destinado a detectar vulnerabilidades nas aplicações instaladas nos computadores pessoais.

O Secunia Personal Software Inspector (PSI) é uma ferramenta destinada a utilizadores não empresariais que uma vez instalada efectua continuamente auditorias ao sistema informático, detectando aplicações desactualizadas ou expostas a vulnerabilidades e sugerindo soluções.

A solução destina-se a proteger as aplicações de acessos abusivos à informação e da instalação de vírus, cavalos de Tróia, programas que registam o histórico do teclado (keyloggers) ou outros conteúdos maliciosos - que só está disponível para Windows.

Quando encontra software susceptível de colocar em perigo o computador, o PSI sugere a adopção de uma versão actualizada da aplicação em causa - fornecendo a ligação para a respectiva actualização de segurança publicada pelo fabricante do software afectado - ou a sua remoção, no caso de programas descontinuados ou versões que não foram correctamente desinstaladas nos processos de actualização - que podem apresentar dificuldades para o utilizador comum.

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que gere o serviço Cert.pt, afirma em comunicado que a parceria com a Secunia se destina a disponibilizar "informação e ferramentas com o objectivo de fomentar a aposta na prevenção e diagnóstico permanente de vulnerabilidades, como instrumento eficaz para garantia de maior segurança informática".

Lino Santos, da FCCN, explicou ao TeK, que a escolha desta ferramenta se deve ao facto de se tratar de uma "entidade que goza de algum prestígio junto da comunidade", sendo reconhecida a nível internacional. Fez ainda notar que este "não é um software comum", dirigindo-se a uma área onde não existe muita oferta: "não se trata de um anti-vírus, onde já existem várias soluções", salientou este responsável.

Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário