sábado, 14 de novembro de 2009

Venezuela/Colômbia: Chavez pede aos militares para se prepararem “para o combate”

O presidente venezuelano Hugo Chavez voltou a atacar o seu homólogo colombiano Alvaro Uribe, qualificando-o como "lacaio" dos EUA, e pediu aos militares para se prepararem "para o combate".

"Não apelo à guerra. É o império ianque que incentiva uma guerra (...) O império norte-americano é a ameaça contra a Venezuela e quer utilizar o território colombiano, ajudado nessa tarefa pelo governo lacaio de Uribe, que entrega o seu país" aos Estados Unidos, disse Chavez.
"Vou repetir-vos isto todos os dias (...) Sou obrigado a apelar a todos os Venezuelanos que se prepararem para o combate (...) que nos preparemos para defender a terra santa da Venezuela", declarou o presidente venezuelano, perante milhares de apoiantes, numa manifestação em Caracas contra um acordo militar assinado entre Bogotá e Washington.

O chefe do Estado pediu aos militares "para aumentarem a sua capacidade de treino".
A Colômbia e os Estados Unidos assinaram a 30 de Outubro um acordo militar que permite ao exército norte-americano utilizar pelo menos sete bases militares, no âmbito "da luta contra o tráfico de droga e o terrorismo", segundo o texto.

Chavez defende que estas bases "fazem parte de um plano de guerra" e podem servir como plataforma para "uma espionagem electrónica" com o objectivo de "lançar bombas contra pontos nevrálgicos" da Venezuela, e mesmo preparar um golpe de Estado contra si.

Os Estados Unidos apelaram sexta-feira à Colômbia e à Venezuela para que trabalhem juntas.
"Apelamos de novo às partes para que reduzam o nível de retórica e para se reúnam para produzir abordagens práticas que resolvam o conflito e reduzam a tensão", disse o porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Ian Kelly.

Fonte: Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário