quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Bovespa foi investimento mais rentável do ano; dólar foi o pior

O mercado de ações brasileiro foi, com folga, a aplicação mais rentável do ano de 2009, enquanto que investimentos vinculados ao dólar amargaram as piores perdas do período.

O chamado "termômetro" da Bolsa, o índice Ibovespa, teve variação de 82,66% neste ano, cobrindo as perdas verificadas em 2008 (queda de 41,22%), ano da crise mundial. Trata-se do maior ganho desde 2003, quando esse indicador quase dobrou (97,33%).

No extremo do "ranking" de investimentos, o dólar teve o pior desempenho: a moeda americana ficou 25,32% mais barata neste ano, em sua pior queda de todo o período do Plano Real. A commodity ouro também não favoreceu seus investidores: a cotação negociada na BM&F caiu 3% ao longo deste ano.

Aplicações de corte mais conservador, se não chegaram perto dos ganhos proporcionados pela Bolsa de Valores, pelo menos bateram a inflação do período.

Os fundos de investimentos do tipo DI e Renda Fixa apresentaram rentabilidade, em média, de 10,06% e 10,35% neste ano, segundo os cálculos da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com dados atualizados até o dia 24.

Já a popular caderneta de poupança tem um retorno estimado de 6,92% para este ano.

A inflação de 2009 foi calculada em 4,18%, pela referência do IPCA-E, que leva em conta uma cesta de consumo de famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos, nas principais regiões metropolitanas do país. Pelo IGP-M (utilizado para o reajuste dos aluguéis), houve deflação de 1,72%.

Dezembro

A Bolsa de Valores também foi o investimento mais rentável de dezembro. O Ibovespa, referência para boa parte dos fundos de renda variável na praça, teve variação de 2,30% neste mês.

Essa oscilação bateu os retornos dos investimentos mais conservadores, como os fundos DI (0,61%), de Renda Fixa (0,65%) e a poupança (0,55%). E mais uma vez, dólar e ouro não foram as melhores apostas no período: a taxa de câmbio ficou 0,63% mais baixa em dezembro, enquanto a cotação da commodity (referência BM&F) perdeu 9,10%.

Em dezembro, o IPCA-E apontou inflação de 0,38%, enquanto o IGP-M registrou deflação de 0,26%.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário