segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Défice do Estado supera os 13 mil milhões até Novembro

O défice do subsector Estado aumentou, em Novembro, atingindo os 13,07 mil milhões de euros nos primeiros onze meses do ano, num período em que as receitas fiscais caíram 14,2%, revelou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

O défice totalizou 13,07 mil milhões de euros, “um acréscimo de 6.908,2 milhões de euros relativamente ao valor verificado em igual período de 2008”, revelam as Finanças, num período em que a despesa total aumentou 4,6%.

O Ministério justifica este aumento essencialmente com “o crescimento muito expressivo das despesas de capital (31%)”, um factor que é explicado pelo “esforço” implementado nas medidas de combate à crise, nomeadamente através do Programa Iniciativa para o Investimento e Emprego, salienta a mesma fonte, que sublinha que “os gastos do subsector Estado continuam controlados”.

A contribuir para a evolução do défice esteve também a quebra das receitas fiscais, em 14,2% para um total de 27,48 mil milhões de euros, menos 4,5 mil milhões do que em igual período do ano passado.

“Descontados os efeitos das medidas de política adoptadas pelo Governo no âmbito do combate à crise económica, constata-se que a receita fiscal registaria até Novembro um decréscimo de apenas 10,9% face ao período homólogo de 2008”, revelam as Finanças.

No que respeita à execução orçamental, destaque ainda para a Segurança Social que, em Novembro, registou um saldo positivo de 1.097,1 milhões de euros. Um valor que apesar de positivo representa menos 826,1 milhões de euros do que em igual período do ano passado.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário