quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dow Jones foge à subida das praças americanas

Os principais índices bolsistas dos Estados Unidos encerraram em alta, à excepção do Dow Jones, que não resistiu às quedas dos títulos da banca e energia. Os ganhos dos títulos ligados às "utilities", aos metais e às telecomunicações ajudaram os restantes índices a fechar em terreno positivo, bem como a divulgação do Livro Beige da Fed, que mostra maior optimismo em relação à economia norte-americana.

O Dow Jones fechou a ceder 0,18%, fixando-se nos 10.452,68 pontos. O S&P 500 avançou 0,03%, para 1.109,24 pontos.

Por seu lado, o índice tecnológico Nasdaq estabeleceu-se nos 2.185,03 pontos, com uma valorização de 0,42%. A contribuir para impulsionar o índice estiveram sobretudo os títulos da Amazon.com e Oracle.

A abertura da sessão tinha sido em baixa, exceptuando o Nasdaq, com as principais praças a ser penalizadas pelo anúncio de que as empresas reduziram mais postos de trabalho do que o previsto pelos economistas.

No entanto, os ganhos dos títulos dos produtores de metais, numa sessão em que o ouro atingiu um novo máximo histórico, bem como das telecomunicações e “utilities”, acabaram por sustentar o S&P 500, que acabou por conseguir terminar em ligeira alta.

Além disso, a Reserva Federal disse que a economia norte-americana registou uma expansão nalgumas regiões do país e melhorou “modestamente” noutras, entre Outubro e meados de Novembro, numa altura em que os gastos dos consumidores aumentaram na maioria dos 12 distritos da Fed.

Oito regiões deram sinais de uma retoma da actividade ou melhoria nas condições económicas, ao passo que a situação nas restantes quatro esteve mista ou pouco inalterada, referiu hoje a Fed no seu Livro Bege de análise à economia norte-americana e que é divulgado duas semanas antes de os responsáveis da Fed tomarem nova decisão quanto à política monetária do país.

O relatório, citado pela Bloomberg, reflecte a informação recolhida até 20 de Novembro e resumida pela Fed de Nova Iorque.

Por outro lado, a ADP Employer Services divulgou que as empresas norte-americanas cortaram 169.000 empregos no mês passado, quando os economistas inquiridos pela Bloomberg previam uma redução média de 150.000 postos de trabalho.

O Bank of America e o JPMorgan fecharam em baixa, bem como os títulos energéticos, num dia em que o petróleo perdeu mais de 2% devido ao forte aumento das reservas norte-americanas de crude na semana passada.

Em contrapartida, a Newmont Mining e a Freeport-McMoRan Copper & Gold seguiam em terreno positivo, sustentadas pela subida das cotações dos metais preciosos e industriais. O ouro atingiu um novo recorde, nos 1.218,40 dólares por onça, enquanto a prata, cobre e alumínio estavam a negociar em máximos de 2008.

Visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário