quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Missão leva 25 empresas aos EUA para conhecer Silicon Valley

Uma missão de 25 empresas portuguesas vai visitar Silicon Valley, nos EUA, em Março de 2010, para conhecer o "ecossistema local de inovação" e observar a rede de conhecimento internacional, disse hoje à Lusa fonte da organização.
"A missão vai permitir às empresas, na sua maioria de pequena e média dimensão, interiorizar o conceito estratégico de inovação, fazer um upgrade [actualização e modernização] da sua actividade e tomar contacto com a rede de conhecimento internacional" disse o vice-presidente da ANEMM - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electrónicas, em Lisboa.

João Reis, que falava à margem do seminário Global Strategic Innovation, no auditório da Aicep Portugal, explicou que a visita que se realizará durante oito dias, (dois em Boston e seis em Silicon Valley, permitirá, posteriormente, a este grupo de empresas, sobretudo PME, "entrarem na nova vaga da inovação e de crescimento económico, que vai emergir da crise internacional".

"Estas empresas vão poder posicionar-se de forma mais competitiva, subindo na cadeia de valor, e avançar para os mercados externos com uma oferta de produtos e serviços de alta qualidade que possam enfrentar a concorrência global", acrescentou.

De acordo com Carlos Oliveira, da consultora Leadership, empresa que teve a ideia de organizar esta missão empresarial aos Estados Unidos entre 13 e 21 de Março do próximo ano, disse à Lusa que "as vagas de crescimento económico estão normalmente associadas à inovação, aberta e em cooperação, e que é global".

Neste sentido, explicou que esta missão empresarial aos EUA "não visa qualquer deslocalização [das PME], mas sim tentar que adoptem o conceito de inovação estratégico e adiram à rede de conhecimento internacional", para que tenham sucesso na saída da crise e quando a retoma económica ocorrer, para aumentarem as exportações e contribuírem para a recuperação económica de Portugal.

As empresas que se posicionarem em novos sectores como os das energias renováveis, biotecnologia, tecnologias da informação, metalurgia e metalomecânica, utilizem um design industrial inteligente serão as vencedoras no futuro próximo.

"No terceiro trimestre deste ano 49% do investimento em capital de risco nos Estados Unidos foi aplicado em Silicon Valley", garantiu Carlos Oliveira, adiantando que o que se pretende com esta visita é "ligar as empresas e a economia à nova vaga do desenvolvimento".

No fundo, a Leadership, ANEMM, Aicep - Associação para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações e a CCAP - Câmara de Comércio América Portugal querem, com esta missão, que se criem novos produtos e serviços e se dinamize o surgimento de uma nova geração de negócios, bem como de empresas.

O secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, participará também, em Março do próximo ano, nesta missão empresarial.

Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário