O São Paulo fez sua parte e derrotou o Sport por 4 a 0 neste domingo, na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro, no Morumbi, mas viu frustradas suas últimas esperanças de ser heptacampeão nacional.
Para ficar com o título, o tricolor paulista dependia de tropeços de seus rivais, mas, simultaneamente, o Flamengo venceu sua partida e levou o título, enquanto o time paulista ficou com a terceira posição, classificado para a próxima edição da Libertadores, em 2010.
O G4 final do Brasileiro fica com o Flamengo em primeiro, campeão com 67 pontos, seguido por Internacional e São Paulo, com 65, e o Cruzeiro, com 62.
A equipe paulista chegou a estar na liderança da competição da 34ª rodada à 36ª rodada, quando foi ultrapassada pelo Flamengo. O time do técnico Ricardo Gomes buscava o tetracampeonato nacional consecutivo, algo inédito no Brasil.
O clube começou o torneio com o comando de Muricy Ramalho, que foi demitido e migrou para o Palmeiras. Ricardo Gomes assumiu a equipe e logo conseguiu uma boa arrancada, mas a equipe passou por instabilidade nas últimas rodadas.
Para a partida de hoje, depois de lidar com desfalques durante todo o torneio, Gomes contou com força máxima --a única baixa foi Richarlyson-- e mudou o time. Jorge Wagner foi deslocado para a ala-esquerda e Hugo foi o meia. Dagoberto e Borges já puderam ser escalados, após suspensão do STJD, mas só o primeiro começou jogando, ao lado de Washington.
O adversário foi um Sport que fez uma campanha pífia no Nacional e entrou em campo hoje já rebaixado. O time paulistano chegou a perder o mando de campo, por conta de uma invasão, na 32ª rodada, contra o Inter, mas o STJD retrocedeu e o time conseguiu encerrar o torneio em casa.
Para ser campeão, o São Paulo precisava que Flamengo e Internacional não vencessem seus jogos. Além disso, para passar o Palmeiras, terceiro colocado, precisava vencer por um placar elástico para não depender do resultado do rival, que tinha melhor saldo de gols.
A partida
Em casa, empurrado pela torcida e contra um time já rebaixado, o São Paulo tinha a obrigação de começar ditando o ritmo do jogo e pressionando. Foi o que a equipe de Gomes fez, mas viu a primeira chance de perigo do jogo ser de autoria do rival, com o zagueiro e capitão Durval completando bem um cruzamento na área.
Os anfitriões melhoraram na segunda metade da etapa inicial, principalmente lançando mão de seus meio-campistas, e passou a jogar com um a mais quando Moacir, aos 33min, levou o segundo amarelo e foi expulso.
Washington abriu o placar aos 35min: após uma tabela com Dagoberto, a bola sobrou na grande área para o centroavante, que finalizou no canto do goleiro Magrão.
No entanto, Renato Silva fez uma falta dura, já tinha o amarelo e também levou o vermelho, findando aos 39min a vantagem de um homem que sua equipe possuía.
Logo no começo da etapa complementar, aos 5min, André Dias sentiu dores e foi substituído por Zé Luis. No minuto seguinte, Dagoberto sofreu falta na entrada da área. Rogério Ceni cobrou no canto do goleiro, colocado, e ampliou o marcador --seu segundo gol no ano, além de ter marcado em outubro, contra o Santos.
O terceiro gol do São Paulo saiu de uma bela definição de Washington. O atacante recebeu um lançamento na grande área dominando no peito, e antes de deixar a bola cair, completou para o gol, aos 20min.
César, do Sport, ainda foi expulso, aos 29min, e Marlos participou da partida no lugar de Dagoberto. Aos 44min, Washington fez seu terceiro gol no jogo, aproveitando bola que sobrou na área.
Fonte: Folha Online
Sem comentários:
Enviar um comentário