quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Tecnológicas e actividade industrial animam praças americanas

Os principais índices bolsistas dos Estados Unidos encerraram em alta, sustentados pelos títulos tecnológicos e por bons dados relativos à actividade industrial.

As praças do outro lado do Atlântico estiveram toda a sessão no vermelho, se bem que com perdas pouco acentuadas, penalizadas pelos títulos das matérias-primas, sobretudo devido à desvalorização dos metais, decorrente da subida do dólar face ao euro. No entanto, nos últimos minutos de negociação conseguiram inverter e fechar positivas.

O índice industrial Dow Jones fechou a ganhar 0,03%, fixando-se nos 10.548,14 pontos. O S&P 500 avançou 0,02%, para se estabelecer nos 1.126,37 pontos

O índice tecnológico Nasdaq fixou-se nos 2.291,28 pontos, com uma valorização de 0,13%.

A Apple encerrou em terreno positivo, liderando os ganhos das tecnológicas, depois de a Kaufman Borthers rever em alta as estimativas para o seu preço-alvo.

As bolsas também conseguiram acabar por dar mais peso ao bom dado económico hoje divulgado do que às perdas dos metais preciosos e industriais.

As empresas norte-americanas cresceram mais do que o previsto em Dezembro, animadas pelo aumento das encomendas e do emprego. Com efeito, o Institute for Supply Management-Chicago anunciou hoje que o seu barómetro da actividade empresarial subiu para 60 pontos, o mais alto nível desde Janeiro de 2006, contra 56,1 em Novembro. As leituras acima de 50 pontos indicam expansão.

Alimentada pelos incentivos governamentais e queda dos preços, o aumento procura fez reduzir os inventários, o que poderá levar as empresas do sector transformador a impulsionarem a produção em 2010, referiu a Bloomberg.

A Barrick Gold, maior produtora mundial de ouro, perdeu terreno devido à queda do ouro para o mínimo de uma semana.

A Pfizer também transaccionou em baixa, depois de de anunciar que acabou com os testes a um medicamento experimental contra o cancro dos pulmões, já que uma comissão de segurança independente determinou ser altamente improvável que esse tratamento melhorasse a taxa de sobrevivência dos doentes.

Amanhã é a última sessão do ano para as bolsas norte-americanas, que negoceiam em horário normal, encerrando às 21h de Lisboa.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário