Os vírus informáticos voltaram ao ataque em 2009, destacando-se no pódio o "Conficker.C" como o mais odiável por causar graves infecções em empresas e particulares.
Mas houve, em 2009, vírus para todos os "ódios", desde os mais bisbilhoteiros aos hipocondríacos.
De acordo com o ranking da Panda Security (fabricante de antí-virus), a "medalha de ouro" recaiu sobre o "Conficker.C", considerado o "Mais Problemático", pela "natureza astuta e persistente" com que fez estragos nos computadores durante 12 meses.
Segui-se o "Samal.A" - o "Mais Ilusório" - espalhou magia (negra) ao deixar infectar os computadores com a mensagem "Ah ah you didn't say the magic word". O utilizador era obrigado a introduzir uma palavra, mas independentemente do que escrevesse, aparecia após três tentativas a frase "Samael has come. This the end".
Na categoria do "Mais Viajado", o troféu é atribuído ao "Sinowal.VZR" que disfarçado de bilhete de avião levou dores de cabeça a milhares de utilizadores nos quatro cantos do mundo.
Nas 11 categorias 'galardoadas', incluem-se ainda alguns 'prémios' por características invulgares, como o mais bisbilhoteiro, "Waledac.AX", uma suposta aplicação gratuita para ler mensagens dos telemóveis de outras pessoas, que fez de muitos namorados desconfiados as suas maiores vítimas.
Destaque ainda para os hipocondríacos, "WinVNC.A" e "Sinowal.WRN", que aproveitaram os receios em torno da Gripe A para lançar o pânico e propagar a virulência pelos computadores.
O vírus "mais incompetente" de 2009 foi o "Ransom.K", que fez reféns milhares de documentos guardados em computadores, exigindo um resgate de 100 dólares para os libertar. A incompetência do seu criador ao deixar passar um pequeno erro, permitia aos utilizadores libertar os documentos com uma simples combinação de teclas, valendo-lhe esta distinção.
O ranking distinguiu ainda os "melhores" vírus nas categorias de "Mais Multi-facetado", "Mais afectivo", "Mais vingativo", "Mais enganador" e "Mais festivo".
Visite a fonte da informação aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário