quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ministro das Finanças russo: Economia mundial pode voltar a mergulhar numa recessão

A economia mundial não está a salvo de mergulhar numa segunda recessão, porque os bancos das economias avançadas poderão ter de limpar dos seus balanços mais 1,5 biliões de dólares (cerca de 1,1 biliões de euros). A advertência foi feita esta tarde pelo ministro russo das Finanças, Alexei Kudrin, durante o Fórum Económico Mundial que decorre em Davos.

“Não é de excluir uma segunda vaga de crise”, avisou, acrescentando que mesmo os países onde o crescimento aparentemente já regressou com os dois pés, como é o caso da China, Índia e Brasil, estão ameaçados de “bolhas especulativas” que podem explodir logo que as taxas de juro nos Estados Unidos e na Europa voltem a subir.

Quanto ao seu país, Kudrin admitiu estar igualmente apreensivo, na medida em que depende largamento da evolução do contexto internacional e dos preços do petróleo e do gás, dos quais é um dos principais exportadores mundiais.

“Estamos muito dependentes do exterior. Se a Reserva Federal norte-americana subir as taxas de juro muito rapidamente, podemos também assistir a uma nova fuga de capitais”.

A economia russa terá sido das mais castigadas pela recessão. O seu PIB, segundo os mais recentes cálculos do FMI, afundou 9% em 2009, depois de ter crescido 5,6% em 2008. Para este ano, o Fundo prevê o regresso do crescimento a taxas na ordem dos 4%.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário