segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Défices orçamentais na Europa pressionam Wall Street

Os principais índices bolsistas dos Estados Unidos encerraram em queda, com os receios em torno da deterioração da situação financeira de alguns países na Europa a ofuscarem a revisão em alta da recomendação das acções de algumas empresas, como a Home Depot, Google, Amazon e Disney.

O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 1,04%, fixando-se nos 9.908,39 pontos. O S&P 500 perdeu 0,89%, para se estabelecer nos 1.056,75 pontos.

Por seu turno, o índice tecnológico Nasdaq terminou a marcar 2.126,05 pontos, com uma desvalorização de 0,70%.

O Bank of America e o American Express perderam perto de 2%, sendo dos que mais caíram no Dow Jones. O Morgan Stanley e o JPMorgan desceram mais de 1%, numa sessão em que o sector financeiro continuou debaixo de fogo.

Do lado dos ganhos, a Home Depot disparou 3,2%, depois de o Morgan Stanley ter revisto em alta a recomendação para as suas acções.

A Walt Disney também foi alvo de um “upgrade”, por parte do JPMorgan Chase, de “equal weight” para “overweight”, o que sustentou as suas cotações.

A beneficiarem de melhores recomendações estiveram também as tecnológicas Google e Amazon.com, que fecharam igualmente no verde. O Bank of America adicionou a Google à sua lista de acções norte-americanas favoritas.

Na semana passada, as bolsas norte-americanas caíram pela quarta semana consecutiva, a mais longa série de perdas desde Julho.

Mas apesar da nova descida na sessão de hoje, “o mercado está sobrevendido e poderemos assistir a uma retoma temporária esta semana”, comentou à Bloomberg um gestor da Infidar Investment Advisory, Urs Eilinger. “Os investidores receiam que a economia volte a enfraquecer se forem retirados os estímulos. Na actual situação, os bancos centrais terão de manter as medidas que estão a ajudar o mercado”, acrescentou.

No entanto, há quem discorde de uma provável subida esta semana. “Há ainda uma aversão ao risco”, disse por seu lado o “chairman” da Holland & Co., Michael Holland. “Os bons dados económicos e empresariais nos EUA estão a ser ofuscados pelas incertezas na Europa. Não me surpreenderei se o mercado estiver ‘flat’ esta semana”, declarou à Bloomberg.

Hoje, o secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, disse que os EUA não correm o risco de perder o “rating” Aaa da sua dívida. Ainda assim, o UBS aconselhou os seus clientes, pela segunda vez em algumas semanas, a reduzirem ainda mais as suas carteiras de acções.


Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário