Os principais índices bolsistas dos Estados Unidos encerraram em queda, com os receios em torno da deterioração da situação financeira de alguns países na Europa a ofuscarem a revisão em alta da recomendação das acções de algumas empresas, como a Home Depot, Google, Amazon e Disney.
O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 1,04%, fixando-se nos 9.908,39 pontos. O S&P 500 perdeu 0,89%, para se estabelecer nos 1.056,75 pontos.
Por seu turno, o índice tecnológico Nasdaq terminou a marcar 2.126,05 pontos, com uma desvalorização de 0,70%.
O Bank of America e o American Express perderam perto de 2%, sendo dos que mais caíram no Dow Jones. O Morgan Stanley e o JPMorgan desceram mais de 1%, numa sessão em que o sector financeiro continuou debaixo de fogo.
Do lado dos ganhos, a Home Depot disparou 3,2%, depois de o Morgan Stanley ter revisto em alta a recomendação para as suas acções.
A Walt Disney também foi alvo de um “upgrade”, por parte do JPMorgan Chase, de “equal weight” para “overweight”, o que sustentou as suas cotações.
A beneficiarem de melhores recomendações estiveram também as tecnológicas Google e Amazon.com, que fecharam igualmente no verde. O Bank of America adicionou a Google à sua lista de acções norte-americanas favoritas.
Na semana passada, as bolsas norte-americanas caíram pela quarta semana consecutiva, a mais longa série de perdas desde Julho.
Mas apesar da nova descida na sessão de hoje, “o mercado está sobrevendido e poderemos assistir a uma retoma temporária esta semana”, comentou à Bloomberg um gestor da Infidar Investment Advisory, Urs Eilinger. “Os investidores receiam que a economia volte a enfraquecer se forem retirados os estímulos. Na actual situação, os bancos centrais terão de manter as medidas que estão a ajudar o mercado”, acrescentou.
No entanto, há quem discorde de uma provável subida esta semana. “Há ainda uma aversão ao risco”, disse por seu lado o “chairman” da Holland & Co., Michael Holland. “Os bons dados económicos e empresariais nos EUA estão a ser ofuscados pelas incertezas na Europa. Não me surpreenderei se o mercado estiver ‘flat’ esta semana”, declarou à Bloomberg.
Hoje, o secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, disse que os EUA não correm o risco de perder o “rating” Aaa da sua dívida. Ainda assim, o UBS aconselhou os seus clientes, pela segunda vez em algumas semanas, a reduzirem ainda mais as suas carteiras de acções.
Fonte: Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário