A Autoridade Nacional de Protecção Civil determinou para sábado o alerta laranja em 14 distritos de Portugal continental, pela primeira vez devido a "ventos excepcionalmente fortes", que podem atingir até 160 quilómetros por hora.
Os distritos em alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro níveis, são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Setúbal.
Os distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro vão estar com aviso Amarelo, o segundo menos grave da mesma escala).
No mar as ondas podem atingir os sete metros na costa Ocidental, alertou hoje em conferência de imprensa o comandante operacional nacional de operações e socorro, Gil Martins.
"Os efeitos mais prováveis num cenário como o expectável são inundações por transbordo de rios com especial atenção para as bacias do Douro, Vouga e Tejo, cheias rápidas em meio urbano (...) e aumento de número de acidentes de viação", frisou o responsável da Protecção Civil.
Perante tal cenário, a ANPC reuniu-se hoje, sexta-feira, de manhã com a EDP, a PT, a REN (Redes Eléctricas Nacionais) e com o INAG (Instituto Nacional da Água) para activarA planos operacionais de crise.
A EDP tem cinco mil pessoas para "ocorrer ao que for preciso" e a PT tem "mil e quinhentas em prontidão", referiu Gil Martins.
A ANPC está em "muito estreita articulação" com as Forças Armadas no apoio a eventuais problemas resultantes do mau tempo.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil vai colocar sábado em alerta laranja (segundo mais grave de uma escala de quatro) 10 distritos de Portugal Continental devido ao vento e chuva forte.
Em conferência de imprensa, o comandante operacional nacional de operações e socorro, Gil Martins, adiantou que nos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro será acionado o alerta amarelo, o segundo menos grave.
Visite a fonte da informação clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário