terça-feira, 23 de março de 2010

Bill Gates e Toshiba se unem para criar reatores nucleares pessoais

Bill Gates se juntou à Toshiba e resolveu investir sua quantia infinita de dinheiro em uma tecnologia que deixa as pessoas com os cabelos em pé: reatores nucleares. E o objetivo deles é que tenhamos pequenos reatores capazes de alimentar nossas casas e automóveis. Assustador.

O objetivo de Gates, com sua empresa Terranova, é exatamente acabar com o estigma que temos hoje da energia nuclear como algo prejudicial ao ambiente e perigosa para os humanos. Para isso eles pretendem desenvolver um reator mais eficiente e seguro do que os que existem hoje.

O chamado reator de ondas seria capaz de gerar energia por 60 anos (a média hoje é de 4 a 5 anos somente) utilizando urânio empobrecido, o que permitiria a criação de pequenos reatores que poderiam ser utilizados nas casas das pessoas.

É uma visão empolgante para qualquer fã de ficção científica, mas mesmo com essa eficiência maior, com certeza esses reatores se tornariam um problema se adotados em larga escala (ou será que eu estou sendo só preconceituoso?).


Link: Toshiba and Bill Gates-backed TerraPower discussing small-scale nuclear reactors

Sem comentários:

Enviar um comentário