quinta-feira, 25 de março de 2010

Declarações de Merkel impulsionam bolsas europeias

As bolsas europeias encerraram a ganhar após a chanceler alemã, Angela Merkel, ter admitido ajudas à Grécia, ainda que saliente que estas ajudas devem ser utilizadas como último recurso. Outro dos factores, foi o aumento dos lucros do sector da construção e da retalhista Next Plc.

No sector da construção, a Hochtief valorizou 4,3% depois do resultado líquido da empresa ter aumentado 25%. A retalhista, Next Plc avançou 5,3% após o seu dividendo ter crescido 20%.

O índice Europe Stoxx 600 apreciou 1% para os 264,68 dólares.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que vai recomendar um conjunto de medidas de ajuda à Grécia, através do Fundo Monetário Internacional, complementadas por ajudas bilaterais, como uma medida de último recurso, antes de se encontrar com outros responsáveis europeus, numa cimeira europeia hoje em Bruxelas.

“Um bom país da União Europeia não é necessariamente aquele que está sempre pronto a ajudar, mas sim, aquele que obedece aos tratados europeus e às leis nacionais, de maneira a que a estabilidade da zona euro não seja posta em risco. Essa é nossa orientação para tomar decisões hoje, amanhã e futuramente”, afirmou a chanceler alemã, Angela Merkel, hoje em Berlim.

Já perto do fecho da sessão foi noticiado que Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, presidente francês, chegaram a um acordo de princípio sobre os moldes como os parceiros da Zona Euro poderão ajudar a Grécia a financiar-se, uma notícia que ainda ajudou os principais índices europeus a acentuarem os ganhos.

Por outro lado, o presidente da Reserva Federal (Fed) dos EUA, Ben Bernanke, afirmou hoje, que os EUA continuam a precisar do apoio de uma política monetária acomodatícia. Ou seja, as taxas de juro vão continuar baixas por mais tempo.

“A economia continua a precisar do apoio de políticas monetárias acomodatícias”, afirmou Bernanke, citado pela Bloomberg.

O IBEX avançou 2,07% para 1.1091,40 pontos com o Banco Santander a apreciar 2,76% para 10,06 euros e a Telefónica a ganhar 1,82% para 17,94 euros.

O inglês FTSE progrediu 0,88% para 5.727,65 pontos. O francês CAC avançou 1,28% para 4.000,48 pontos. O DAX ganhou 1,56% para 6.132,95 pontos. O AEX apreciou 1,13% para 345,61 pontos.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário