quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bolsas europeias sobem para máximos de 19 meses

As praças europeias subiram para máximos de 19 meses sustentadas pelo forte crescimento do PIB da China, que animou a confiança na retoma económica, e pelos resultados da Roche que superaram as previsões dos analistas. O pedido de ajuda internacional da Grécia também contribuiu para o optimismo.

O Europe Stoxx apreciou 0,5% para 271,68 pontos, atingindo máximos de 19 meses.

A fabricante de medicamentos, Roche, apreciou para máximos de dois meses, tenho ganho 2,6% para 177,1 francos suíços. No primeiro trimestre, a empresa teve um resultado liquido de 12,2 mil milhões de francos suíços, o que superou as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg.

A China teve um crescimento mais rápido em quase três anos no primeiro trimestre, o que aumenta a especulação de que o governo chinês pode acalmar a economia. O Produto Interno Bruto (PIB) do país aumentou 11,9% em comparação com o Ana anterior, segundo o instituto de estatística da China.

“Temos bons dados da Ásia e um crescimento forte da economia chinesa, no entanto o problema é a perspectiva de um aumento das taxas”, disse o gestor de fundos da Ofi Patrimoine, em Paris.

A época de apresentação dos resultados das empresas no primeiro trimestre arrancou esta semana, e os analistas consultados pela Bloomberg prevêem um crescimento de 30% nos resultados líquidos das empresas que fazem parte do S&P500.

A Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos disse no “Beige Book”, que a economia expandiu-se em Março “um pouco” por tudo o mundo mas mais nos Estados Unidos com o aumento do consumo e da actividade industrial.

Outro dos factores que está a impulsionar as bolsas europeias, foi o facto da Grécia ter hoje pedido uma reunião com o Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com o comissário europeu responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários, para falar de que forma “o programa político plurianual” poderá ser “suportado por assistência financeira dos países da Zona Euro e do FMI, se as autoridades gregas o solicitarem”.

Em resposta, o FMI e Comissão Europeia vão enviar missões a Atenas já na próxima segunda-feira

O governo grego pediu este encontro na sequência do acordo político alcançado neste domingo sobre a eventual ajuda dos países da Zona Euro à Grécia.

O grego FTSE/ASE20 apreciou 2,98% para 1004,02 pontos.

O espanhol IBEX avançou 0,175 para 1.1523,50 pontos.O inglês FTSE ganhou 0,50% para 5825,01 pontos. O francês CAC subiu 0,20% para 4065,65 pontos.

O DAX valorizou 0,21% para 6291,45 pontos. O AEX depreciou 0,31% para 355,57 pontos.

Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário