quinta-feira, 29 de abril de 2010

PSI-20 sobe mais de 4,5% e regista o maior ganho desde Novembro de 2008

A bolsa nacional encerrou em forte alta, a registar o maior ganho de fecho desde 4 de Novembro de 2008. A sustentar o índice de referência nacional esteve sobretudo a banca, num dia em que todos os mercados da Europa estiveram a ser sustentados pelo optimismo em torno das ajudas à Grécia.

Os mercados accionistas dispararam depois o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros ter anunciado que o pacote de ajuda à Grécia está “praticamente concluído”.

O PSI-20 fechou a valorizar 4,59%, para se fixar nos 7.339,20 pontos, com os 20 títulos em alta, numa sessão em que mudaram de mãos 138,5 milhões de acções. A praça lisboeta foi a segunda que mais terreno ganhou na sessão de hoje na Europa.

Mais de 10 cotadas do PSI-20 encerraram a subir mais de 6%, tendo a Altri e a Sonae Indústria subido ao pódio com ganhos superiores a 10%.

No resto do Velho Continente, o movimento foi também generalizadamente positivo, com destaque para a Grécia, que fechou a escalar 8,83%. O terceiro maior ganho do dia na Europa foi da bolsa madrilena, com uma subida de 2,20%.

As acções mundiais estiveram a ser pressionadas nos últimos dias pelos receios de que a crise orçamental europeia penalize a retoma da economia global, com as atenções dos investidores centradas na Grécia, Portugal e Espanha. O anúncio de que a ajuda à Grécia chegará “dentro de dias” inverteu esta tendência, especialmente nas bolsas dos países com maiores défices públicos.


Leia mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário