Silva Lopes, ex-ministro das Finanças, diz estar muito preocupado com a alta das taxas de juro das obrigações portuguesas e considera que os especuladores estão a atacar Portugal porque “cheirou-lhes a sangue”.
Em entrevista à RTPN, o também ex-governador do Banco de Portugal afirma que “o que se tem passado nos últimos dias”, com o “spread” da dívida pública portuguesa face à alemã a passar de 1,1 pontos percentuais para perto de 2 pontos percentuais, “é de por os cabelos em pé”.
“Estou extremamente nervoso e irritado com o que se está a passar”, confessou, admitindo que “não há grande defesa contra os especuladores”.
Salientou que Portugal está numa situação “incomparavelmente melhor que a Grécia”, mas os especuladores “viraram-se para nós porque cheirou-lhes a sangue”.
Silva Lopes apelidou os especuladores de “piranhas” e salientou que como “Espanha não está a sangrar muito”, Portugal está a ser o alvo.
Deste modo, alertou que ou a União Europeia toma medidas “mais objectivas” para apoiar os países da Zona Euro, ou a situação pode piorar.
Acrescentou que Portugal tem que “atacar a falta de poupança” que existe no país e combater o aumento do endividamento externo.
Fonte: Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário