Portáteis e telemóveis
Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge afirma ter descoberto a causa por detrás do problema que causa o sobreaquecimento das baterias de lítio dos portáteis e telemóveis, que tem resultado em incêndios nos dispositivos.
De acordo com a investigação apresentada pelos cientistas, o problema está no crescimento de fibras metálicas, denominadas dendrites, que podem provocar curto-circuitos nas baterias de lítio.
A descoberta foi feita com recurso a um espectroscópio de ressonância magnética nuclear adaptado, de forma a conseguir analisar o desenvolvimento das dendrites, avança a BBC.
Segundo Clare Grey, uma das investigadoras citadas pela estação britânica, sempre que as baterias de lítio, utilizadas nos portáteis e telemóveis, são carregadas em pouco tempo, as dendrites deste material tendem a formar ânodos de carbono que entram em curto-circuito e acabam por provocar o sobreaquecimento das baterias e consequente explosão.
Os investigadores acreditam que esta descoberta é muito importante pois as baterias de lítio deverão ser um dos principais componentes da próxima geração das baterias de carros eléctricos.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário