terça-feira, 15 de junho de 2010

Europa em alta pela quinta sessão já acumula ganhos em 2010

As bolsas europeias terminaram em alta pela quinta sessão consecutiva, naquela que é a mais longa série de ganhos em três meses.

A contribuir para animar a negociação esteve a oferta de compra da News Corp lançada sobre a British Sky Broadcasting, o que ofuscou a queda da confiança dos investidores alemães e o corte do “rating” da Grécia anunciado ontem pela Moody’s já depois do fecho das praças do Velho Continente.

A praça de Atenas foi a única que encerrou em baixa, penalizada pelo “downgrade” da dívida pública do país. No entanto, as restantes bolsas europeias não se deixaram contagiar pelo mau desempenho da Grécia e assumiram uma direcção altista.

Stoxx 600 já sobe no acumulado de 2010

O Stoxx Europe 600 já anulou as perdas do ano e entrou mesmo em terreno positivo, com um ganho acumulado de 0,15%. Este barómetro já subiu 9,6% desde os mínimos do ano atingidos a 25 de Maio, quando os receios em torno da crise da dívida da Zona Euro se intensificaram. Na sessão de hoje, valorizou 0,7% para 254,28 pontos.

A britânica BSKyB liderou a escalada dos títulos de media, fechando a disparar 17%, depois de a News Corp, liderada por Rupert Murdoch, ter lançado uma oferta de compra do resto da empresa por 7,8 mil milhões de libras. A empresa chegou a estar a ganhar 18%.

A Société Générale, por seu lado, subiu 3,9% depois de deve anunciado uma meta de seis mil milhões de euros de lucros em 2012.

Outra entidade em destaque foi o banco UBS, que valorizou 2%, para 15,52 francos, depois de os legisladores suíços terem apoiado um tratato do governo com os Estados Unidos relativo à evasão fiscal e terem apelado à possibilidade de referendar a proposta a nível nacional.

A BP, por seu turno, sobressaiu pela negativa. No dia em que o seu “rating” foi reduzido pela Fitch para apenas dois níveis acima de “lixo”, devido ao potencial custo da limpeza da maré negra no Golfo do México, a petrolífera caiu 3% para 344,85 pence, o mais baixo nível desde Outubro de 2008.

Madrid em destaque

Das principais praças europeias, a que mais subiu foi a madrilena, com o Ibex a pular 1,65%. O alemão Dax e o francês CAC-40 ganharam 0,82% e 0,98%, respectivamente.

Em Amesterdão, a apreciação foi de 0,72%, ao passo que em Londres o índice FTSE-100 registou um acréscimo de 0,30%.

A praça de Atenas, em contrapartida, fechou a ceder 1,05% para 733,16 pontos.

Os sectores que mais se destacaram pela positiva hoje na Europa foram os de media (+2,6%), da banca (+1,6%), dos seguros (+1,09%) e tecnologias (+1,09%). Com um ganho sectorial superior a 1% estiveram ainda as “utilities”, ao avançarem 1,07%.

Os únicos domínios em baixa foram os do petróleo (-0,25%), futebol (-0,18%), bebidas e alimentação (-0,16%) e automóvel (-0,02%).


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário