quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fundos portugueses apostam forte na PT e Telefónica

Num mês marcado pela oferta da Telefónica pela posição que a Portugal Telecom tem na Vivo, os gestores de fundos portugueses apostaram forte nas duas empresas, reforçando as suas carteiras com acções das cotadas.

De acordo com os dados hoje divulgados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o investimento dos fundos de investimento portugueses na Portugal Telecom aumentou 26,3% para 58,9 milhões de euros, no mês de Maio.

A operadora portuguesa surge agora em segundo lugar entre as acções nacionais preferidas dos fundos, quando em Abril surgia em segundo lugar. Na primeira posição continua o BES, apesar do investimento dos fundos no banco liderado por Ricardo Salgado ter recuado 9,6% para 154,5 milhões de euros.

Contudo, a aposta na Telefónica foi ainda mais forte. Os fundos portugueses tinham no final de Maio 25,1 milhões de euros investidos da operadora espanhola, um aumento de 83,2% contra Abril.

A Telefónica é agora a cotada da União Europeia preferida dos fundos portugueses, quando em Abril ocupava a sétima posição.

No mês de Maio a operadora espanhola recuou 8,58% e a PT subiu 8,65%. A Telefónica aumentou a oferta pela posição da PT na Vivo para 6,5 mil milhões de euros, um valor que a operadora portuguesa continua a classificar de insuficiente.

No mês de Maio os fundos voltaram a reduzir a aposta nas acções portuguesas, com o valor investido a recuar 5,3% para 679 milhões de euros. Tendo em conta o mercado accionista mundial, o investimento dos fundos portugueses recuou 3,1%.

Tendo em conta todos os activos, Portugal foi o segundo principal destino das aplicações dos fundos. Os títulos nacionais representam 11,1% das aplicações, apenas atrás do Luxemburgo (33,3%).


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário