terça-feira, 22 de junho de 2010

Galp Energia fecha acordo com International Power para central em Sines

A Galp Energia acordou uma parceria com a International Power para que esta assuma 50% do projecto para uma central de ciclo combinado a gás natural (CCGT) em Sines, ficando a Galp com os restantes 50%, depois de vários meses de negociações onde chegou a participar a espanhola Endesa.

A Galp informou em comunicado que "a operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes, devendo estar concluída no final de 2010". O valor do negócio com a International Power (IPR), contudo, não foi revelado.

Em causa está um projecto cujo investimento poderá, segundo fontes não oficiais, rondar os 500 milhões de euros. A Galp decidiu há cerca de um ano começar a procurar um parceiro para dividir este encargo, no âmbito da revisão em baixa do seu plano de investimentos plurianual de 5,2 para 4,3 mil milhões de euros.

A Galp refere ainda que está em curso o processo de selecção da empresa que construirá a central de ciclo combinado, estando também em curso as negociações para o financiamento do projecto, que decorrerá na modalidade de "project finance".

"A operação da CCGT ficará a cargo da empresa detida em partes iguais pela Galp Energia e pela IPR. Adicionalmente, a Galp Energia será responsável pelo fornecimento de gás natural e pela comercialização da energia eléctrica produzida na central", informou o grupo português.


Visite a fonte da informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário