terça-feira, 17 de agosto de 2010

Emissoras dos EUA apostam na web

Enquanto no Brasil o telespectador fica preso às grades horárias das emissoras, nos EUA as emissoras disponibilizam os episódios na rede logo após suas exibições, porém 60% do material publicado saiu do ar após três semanas; 90% sumiram depois de seis. As informações são da jornalista Cristina Fibe, da Folha de S.Paulo.

Os dados sobre a exibição de séries on line foram calculados pelo Clicker.com, um guia de conteúdo de TV na web. As cinco principais emissoras norte-americanas foram responsáveis por 50% das postagens dos episódios das temporadas 2009/2010 (de setembro a maio) na rede, de graça, no dia seguinte à primeira exibição.

Essa agilidade na divulgação dos vídeos também reflete no tempo em que eles ficam disponíveis na web. O espectador precisa correr para assisti-los, já que são retirados do ar sem qualquer aviso. A pesquisa aponta que 60% dos episódios estavam off-line três semanas depois de estrearem em um dos cinco canais abordados: ABC, CBS, Fox, NBC e CW.

Em seis semanas, mais de 90% já tinham desaparecido - os dados não consideram os serviços pagos. As cinco emissoras, juntas, disponibilizaram 4.420 episódios inteiros de 127 programas da temporada passada. A recordista é a CW (de "Gossip Girl"), que disponibilizou 100% de sua programação, enquanto ABC, Fox e NBC ultrapassaram os 90%. A CBS, apesar de ficar abaixo, com 88%, foi a recordista em número de episódios postados: cerca de 1.700.

Os números impressionam, mas mesmo assim, diversas séries ficaram de fora da rede, ao menos legal e gratuitamente. Os episódios de "Big Bang Theory" e "The Metalist" - da CBS, "Law & Order" - da NBC e "American Idol" - da Fox - foram reservados só para TV.


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