Numa tentativa de impulsionar a recuperação da economia norte-americana, a Reserva Federal dos Estados Unidos decidiu reinvestir o reembolso de hipotecas em obrigações do Tesouro de longo prazo.
"Para apoiar a recuperação económica, num contexto de estabilidade de preços, a Fed decidiu manter o nível de obrigações que detém", explicou a instituição em comunicado. O balanço do banco central vai, assim, continuar a ser de 2,05 biliões de dólares (o mesmo valor de 4 de Agosto), segundo a Fed de Nova Iorque.
Para manter este valor, a Fed vai reinvestir os reembolsos das hipotecas em obrigações do Tesouro. A Fed pretende "concentrar as suas compras" em obrigações com maturidades de dois a 10 anos.
Com esta medidas, a Fed espera impulsionar a recuperação da economia, mantendo as taxas de juro das hipotecas baixas, e evitar um cenário de deflação.
Devido aos últimos dados económicos, principalmente os que se referem ao mercado laboral, os investidores já aguardavam que a Fed anunciasse novas medidas de estímulo económico.
No comunicado emitido hoje, o banco central dos Estados Unidos reconhece que o ritmo da recuperação abrandou nos últimos meses e que "deverá continuar a ser modesto no curto prazo".
In' Jornal de Negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário