sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Petróleo sobe mais de 1,5% depois de afirmações de Bernanke

O preço do petróleo está a subir depois de já ter estado a negociar abaixo dos 72 dólares nos últimos dias. A continuação da ajuda económica anunciada por Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal Americana (Fed), está a impulsionar as transacções, da mesma maneira que o crescimento do Produto Interno Bruto dos EUA acima das expectativas também anima o preço da matéria-prima.

O “West Texas Intermediate”, crude de Nova Iorque, sobe 1,83% para os 74,70 dólares, enquanto o Brent de Londres, a referência para o mercado português, valoriza 1,60% para os 76,22 dólares.

Ben Bernanke garantiu que a Fed “fará tudo o que lhe for possível” para assegurar a continuação da recuperação económica nos EUA. “O Comité Federal do Open Market (FOMC) está preparado para providenciar liquidez adicional, através de medidas não convencionais, se tal for necessário, especialmente se o panorama se deteriorar significativamente”, acrescentou o presidente.

O PIB norte-americano cresceu a um ritmo anual de 1,6% no segundo trimestre quando era esperado que o ritmo fosse de 1,4%, o que uma ideia de que a recuperação pode vir a concretizar-se com as ajudas.

Este comportamento inverte a tendência registada na manhã do dia de hoje, altura em que eram as expectativas da divulgação do valor do PIB e da declaração de Bernanke a contribuir para os números. No dia de hoje, o Brent já esteve a negociar nos 74,39 dólares enquanto o crude em Nova Iorque desceu aos 72,04 dólares.


Caso pretenda, visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário