sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Telefónica volta a ser quarta maior empresa de telecomunicações do mundo

Depois de ter estado na quinta posição, a cotada espanhola liderada por Alierta conseguiu ultrapassar a operadora de Carlos Slim.

Acabou o conflito com a Portugal Telecom, começou uma valorização na Bolsa e, assim, a Telefónica conseguiu regressar ao quarto lugar no sector das telecomunicações mundiais. A operadora gerida por César Alierta já conseguiu subir 13,93% desde o início do Verão, embora no conjunto do ano ainda esteja no terreno negativo, já que acumula perdas de 10,96%.

No dia de ontem, o capital bolsista da empresa espanhola era de 79.322 milhões de euros, acima dos 77.782 milhões de euros marcados pela América Movil, a companhia do Carlos Slim que ocupava o quarto lugar até ao momento. Em Julho, o magnata mexicano tinha conseguido aumentar o valor da empresa com uma reorganização da sociedade e a entrada de outros negócios, na qual a América Movil recorreu à emissão de acções para integrar esses activos, elevando a capitalização bolsista.

Tal não foi suficiente para assegurar o posto por muito tempo embora os números estejam próximos, o que não garante o lugar por muito tempo à empresa, adianta o “Cínco Dias”.

Já regressar ao pódio não parece tão provável para a Telefónica. O primeiro lugar pertence à China Mobile, o segundo à norte-americana AT&T e o restante é ocupado pela Vodafone. E a última não deve sair do posto, já que acumula uma subida de 5,43% no ano, ao contrário da Telefónica que segue a descer os tais 10,96%.

Mesmo com a queda acumulada, além da recente apreciação no conjunto do sector das telecomunicações, a operadora conseguiu recuperar o primeiro lugar no IBEX-35, no fim da semana passada. O Banco Santander valia ontem menos 2.383 milhões de euros que a instituição de Alierta e regista também uma maior desvalorização no total anual parcial de 2010, descendo 19,05%.

















In' Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário