segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Judo - Campeonato da Europa de Juniores:Três judocas portugueses no pódio

Decorreu em Samokov, na Bulgária, no passado fim-de-semana, o Campeonato da Europa de Juniores de Judo.

Portugal fez-se representar por seis atletas: Marta Santos (-52Kg), Carina Gouveia (-63Kg), João Castro (-55Kg), André Soares (-60Kg), Rafael Cardoso (-66Kg) e Tomás Costa (-73Kg), convocado para preencher a vaga deixada pelo atleta Pedro António, que devido a uma ruptura dos ligamentos cruzados de um joelho, se viu impedido de participar nesta importante prova. Os atletas foram acompanhados pelos treinadores nacionais Filipa Cavalleri Serpa e João Neves e, pelo árbitro internacional, Eduardo Garcia.

Este Campeonato da Europa de Juniores contou com a participação de 42 países e 343 atletas (195 masculinos e 148 femininos). As categorias mais disputadas foram, no sector masculino, a dos -66Kg com 31 atletas, dos -81Kg com 30 atletas e a dos -60Kg com 28 atletas. No sector feminino, a categoria mais disputada foi a dos -57Kg com a participação de 25 atletas.

O judoca português Tomás Costa (ULHT) alcançou, na categoria dos -73Kg, o 7º Lugar. O judoca venceu o primeiro combate frente ao georgiano Beka Aphrasidze mas sofreu de seguida de uma derrota frente ao atleta da Itália Andrea Regis, que viria a sagrar-se campeão europeu. No combate de repescagem pela medalha de bronze, Tomás Costa defrontou-se com o britânico Owen Livesey que o venceu por Ippon (2:52).

Também André Soares (JCSJ) e Rafael Cardoso (CNS) se demarcaram ao terem conquistado nonos lugares nas categorias de -60Kg e -66Kg, respectivamente. André Soares começou por vencer ao grego Michail Lilikin mas viria a perder com o francês Adrien Bourguignon (2 Yuko) que conquistou o 2º lugar no medalheiro.

Rafael Cardoso também começou por vencer o dinamarquês Thor Nielsen (wazari) mas o israelita Golan Pollack conseguiu superá-lo (Ippon) afastando-o da competição.

As categorias mais leves tiveram menos sorte e os judocas portugueses foram precocemente afastados ao primeiro combate. Marta Santos (JCL) cedeu perante a turca Zehir Tugba nos -52Kg, enquanto Carina Gouveia (SFUA) não conseguiu ultrapassar a turca Ekaterina Valkova nos -63Kg. João Castro, por sua vez, foi afastado pelo espanhol Joaquin Gomis.

Portugal ficou assim, posicionado em 35º lugar, tendo os objectivos da Federação Portuguesa de Judo sido cumpridos, ao ter-se alcançado 1 lugar de finalista e 2 lugares de semi-finalista.

No medalheiro geral, a Rússia ocupou o primeiro luar com a conquista de 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze, seguida da Holanda, com 3 medalhas de ouro e 1 de prata e, em terceiro lugar, a Geórgia, que conquistou 2 medalhas de ouro e 1 de prata.


In' O Jogo


Sem comentários:

Enviar um comentário