segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"Flash crash" de Maio foi causado por transacções automáticas em futuros

Na origem da maior quebra do índice Dow Jones em um quarto de século esteve a plataforma de negociação de uma gestora sedeada no Kansas.

Um relatório revela que a súbita quebra de quase 1.000 pontos do índice Dow Jones Industrial Average, da bolsa de Nova Iorque, teve origem numa ordem de venda de contratos futuros por um operador que utiliza uma plataforma de negociações por algoritmos informáticos.

Segundo um relatório do regulador Securities & Exchange Commission a que a Bloomberg teve acesso, a ordem automatizada vendeu 75 mil contratos futuros E-mini do S&P 500, com valor estimado em 4,1 mil milhões de dólares, em apenas 20 minutos.

A rapidez da execução da ordem provou um “choque” no mercado, disse o comissário Bart Chilton, em comunicado. Um declínio nos índices de futuros convenceu os operadores que poderia haver um “cataclismo” à beira de acontecer, o que exacerbou o ritmo de fuga em poucos minutos.

O relatório considera que foi uma ordem rotineira de protecção contra perdas na negociação de futuros que iniciou o efeito “bola de neve” que fez o Dow Jones cair 998,50 pontos. A gestora em causa é a Waddell & Reed Financial Inc., sedeada em Overland Park, no Kansas.


In' Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário