terça-feira, 12 de outubro de 2010

Milionário de Singapura quer comprar Liverpool por 320 milhões de libras

Peter Lim, um milionário de Singapura, fez uma proposta de compra do clube de futebol britânico, ultrapassando em 20 milhões de libras a proposta original do grupo NESV.

Além desta proposta de compra, o magnata libertará 40 milhões de libras para a compra de jogadores para o clube, segundo a Bloomberg.

Esta notícia aparece num dia em que o Royal Bank of Scotland, o banco credor do clube, entrou com uma acção em tribunal para deter o bloqueio de Tom Hicks e George Gillets, co-proprietários actuais do clube, da proposta de compra da New England Sports Ventures de 300 milhões de libras, que, a consumar-se, salvaria o clube.

Os dois co-proprietários actuais alegaram, ao justificar a recusa em consumar a venda, que a compra “não é válida” porque terão despedido os dois membros da administração que a terão aprovado, à revelia do Conselho de Administração do próprio clube, que terá aprovado a venda.

O presidente do clube, Martin Broughton, que aprovou a venda, alega por sua vez que a venda é válida porque “só ele” terá o poder de mudar a estrutura do conselho.

O clube está em falência técnica, tendo os actuais donos de lidar com uma dívida que ascende já aos 237 milhões de libras. A verificar-se a falência, o Royal bank of Scotland não terá outra opção em trazer o Liverpool para debaixo da sua alçada, o que equivaleria a uma penalização em nove pontos na Liga. Uma catástrofe para o clube, neste momento no 18º posto da Primeira Divisão britânica, que acabaria por escorregar para a segunda divisão – depois de ter falhado o apuramento para a Liga dos campeões com uma consequente quebra nas receitas.

O magnata Peter Lim, um antigo corretor, manifestou num comunicado efectuado por e-mail citado pela Bloomberg, o seu empenhamento em “reconstruir o clube de modo a restituir a sua posição por entre os clubes de topo do Reino Unido e da Europa, onde realmente pertence”, propondo-se a “remover a dívida” para que o clube se passe a “focar no desempenho em campo”.

Os adeptos do Liverpool já protestaram, inclusive, contra a proposta da NESV, desagradados com um hipotético controlo do clube pela empresa americana, detentora do Boston Red Sox, equipa de ‘baseball’norte-americana.

Esta proposta poderá ter chegado demasiado tarde, diz a Bloomberg, já que o banco credor, o Royal Bank of Scotland, poderá forçar o desbloqueio da proposta de compra da NESV nos tribunais.


In' Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário