quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Petróleo reforça ganhos com aumento inferior ao previsto das reservas nos EUA

Os preços do petróleo estão a reforçar a tendência de subida, animados pelo aumento abaixo do esperado das reservas na semana passada nos EUA.

O “ouro negro” está a intensificar os ganhos, com o Brent muito perto dos 83 dólares por barril, devido ao aumento menor do que o estimado dos inventários de crude na semana terminada a 15 de Outubro.

Em contrapartida, as reservas de gasolina aumentaram, quando se esperava uma queda, mas os investidores estão a prestar mais atenção aos dados relativos ao crude.

O contrato de Novembro do West Texas Intermediate (WTI), “benchmark” para os Estados Unidos, segue a ganhar 2,14% no mercado de Nova Iorque, para 81,19 dólares por barril. Antes da divulgação dos dados relativos aos “stocks”, o WTI negociava nos 80,77 dólares.


Por seu lado, o Brent do Mar do Norte, crude de referência para a Europa, valoriza 2,23% em Londres, para 82,91 dólares por barril.

De acordo com a informação divulgada hoje pelo Departamento norte-americano da Energia (DoE), os “stocks” de crude subiram em 667 mil barris na semana terminada a 15 de Outubro, para um total de 361,2 milhões, quando os 15 analistas inquiridos pela Bloomberg apontavam para um aumento médio de 1,5 milhões de barris.

Os inventários de gasolina, por seu lado, aumentaram em 1,155 milhões de barris no mesmo período, quando a previsão era de uma queda de 1,5 milhões de barris.

Quanto aos “stocks” de produtos destilados – que incluem gasóleo e combustível para aquecimento – registaram um decréscimo de 2,155 milhões de barris, contra a projecção de uma redução de um milhão de barris.

O chamado “ouro negro” está também a ganhar terreno devido à forte desvalorização da nota verde face ao euro. Quando a moeda norte-americana cai, as matérias-primas denominadas em dólares ficam mais atractivas como investimento alternativo.

A nota verde segue a perder 1,75% face à moeda única, fixando-se nos 1,3967 dólares por euro, devido aos receios de que o Livro Bege da Fed revele uma desaceleração da retoma económica. Isto a duas semanas da reunião de Novembro da Reserva Federal.

“O crude está a ganhar terreno com as cedências de parte dos ganhos do dólar, depois de uma subida durante três dias consecutivos”, comentou à Bloomberg um responsável da Tradition Energy, Addison Armstrong.

O bom desempenho de hoje nos mercados accionistas está igualmente a contribuir para a valorização dos preços do petróleo.


Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário