domingo, 28 de novembro de 2010

Polícia controla Complexo do Alemão

A operação de assalto ao Complexo do Alemão começou às 10 horas 

O comandante-geral da Polícia Militar no Rio de Janeiro declarou hoje, domingo, que as autoridades "venceram" os traficantes entrincheirados no Complexo do Alemão, menos de duas horas depois do início do assalto.

"Vencemos", disse Mário Sérgio Duarte à Globo pouco menos de duas horas depois do início da operação de assalto ao Complexo do Alemão, onde supostamente estavam barricados cerca de 600 traficantes.

Ainda de acordo com a Globo, a polícia apreendeu uma grande quantidade de drogas - sobretudo marijuana e cocaína.

Cerca de meia hora antes tinha sido o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, a dizer que a operação estava a correr de feição para as autoridades. "O Estado está dentro do Conjunto de Favelas do Alemão. O território jamais será dado de volta aos criminosos. Já dominamos o Alemão", disse Rodrigo Oliveira.

Elementos policiais do Batalhão Florestal seguiram para o Complexo do Alemão, possivelmente para se instalarem nas matas que rodeiam o local a fim de evitar a fuga de criminosos. Ao mesmo tempo, helicópteros com atiradores de elite e equipamentos para monitorizar a favela sobrevoam o Conjunto de Favelas do Alemão.

À medida que a polícia vai tomando habitações na zona mais perigosa, um batalhão antibomba tem entrado em acção por receio de que os traficantes tenham armadilhado com explosivos as casas.

As autoridades policiais e militares no Rio de Janeiro iniciaram cerca das 10 horas (hora de Lisboa) um assalto contra o Complexo do Alemão, um grupo de favelas no Norte da cidade onde estão entrincheirados centenas de narcotraficantes.

A operação engloba cerca de 2.600 pára-quedistas, fuzileiros navais, membros das forças de elite da polícia (BOPE) e polícias militares, apoiados por blindados "Cascavel" e helicópteros.

Nos blindados estavam homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que habitualmente costumam enfrentar os narcotraficantes nas favelas cariocas.

A maior parte das tropas que participa na operação está concentrada na Estrada do Itararé e na Rua Joaquim Queiroz, na zona norte da cidade, que dão acesso à Favela da Grota, uma das quinze que formam o Complexo do Alemão, onde vivem cerca de 400.000 pessoas.

O complexo, um dos habituais bastiões do narcotráfico no Rio de Janeiro, está sitiado desde quinta-feira, dia em que dezenas de delinquentes expulsos da favela vizinha de Vila Cruzeiro, se refugiaram neste sector.

A operação visa pôr fim à onda de violência que os delinquentes iniciaram há uma semana e que resultou em 35 mortos e uma centena de carros incendiados.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário