O cancelamento de centenas de voos e atrasos acumulados nas ligações ferroviárias são hoje os efeitos do mau tempo na Europa, no início da semana de Natal em que milhares de pessoas tentam chegar a casa.
Na Alemanha, a intensificação da queda de neve provocou cancelamentos adicionais de voos, com o aeroporto de Frankfurt, o de maior tráfego aéreo europeu, a continuar a registar sérios problemas.
Segundo a empresa que gere a navegação aérea em Frankfurt, pelo menos 292 dos 1325 voos previstos para hoje vão ser cancelados.
Além das ligações aéreas, o mau tempo está ainda a afetar o tráfego rodoviário e ferroviário em quase toda a Alemanha, nomeadamente na região central, em resultado de quase três semanas ininterruptas de queda de neve. Foram também encerrados centenas de colégios e escolas e alguns postos de abastecimento ficaram sem combustíveis.
Os efeitos do mau tempo no Reino Unido são praticamente semelhantes aos da Alemanha, embora os principais terminais aéreos - Heathrow, Stansted, Edimburgo e Southampton estejam abertos -, mas a funcionar com cancelamentos e atrasos nos voos.
Esta situação levou a que centenas de pessoas fossem obrigadas a pernoitar nos aeroportos britânicos.
Em França, cerca de três mil pessoas que não puderam viajar passaram a noite nos vários terminais do aeroporto Charles de Gaulle.
A Direção Geral de Aviação Civil francesa decidiu anular cerca de 30 por cento dos voos previstos para hoje, devido à ocorrência de novos nevões.
Segundo os serviços meteorológicos, a frente de massa de ar proveniente do Atlântico, que provocou os fortes nevões no norte da França e atingiu a Alemanha, dirige-se agora para leste.
A progressiva normalização da situação na Bélgica e Holanda levou a que os aeroportos e caminhos de ferro internacionais comecem a operar de forma regular, mas ainda com atrasos de 90 minutos.
O aeroporto de Bruxelas, "casa" forçada durante o fim-de-semana para 1500 pessoas, a maioria das quais pretendia viajar para o Reino Unido, já está inteiramente operacional.
O aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, regressou igualmente à normalidade e apenas regista alguns voos anulados, sobretudo os que têm Paris por destino ou que provêm de aeródromos alemães, como Hamburgo e Frankfurt.
Quanto a Espanha, foram cancelados 47 voos previstos que efetuariam a ligação entre aeroportos espanhóis e destinos em França, Reino Unido e Alemanha.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário