terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BCP e Zon disparam em dia de fortes ganhos na Bolsa portuguesa

O PSI-20 apreciou pela primeira vez em cinco sessões impulsionado essencialmente pelo BCP que disparou mais de 5%. O dia foi, aliás, de ganhos generalizados - a Zon subiu mais de 9% - perante a expectativa de que o Governo vai registar um défice abaixo dos 7,3% este ano.


O índice PSI-20 valorizou 2,40% para 7.460,62 pontos, com as 20 cotadas que o constituem a negociarem em alta. Entre as principais praças europeias a tendência também é positiva, com o índice de referência para a Europa, Stoxx 600, a progredir 1,27% para 282 pontos.

A animar a sessão europeia esteve a notícia de que o Japão vai utilizar as reservas que detém em euros para comprar dívida soberana europeia.

Por cá, a perspectiva de que o Governo vai apresentar um défice orçamental inferior a 7,3% do PIB e a acalmia nos juros da dívida pública, depois da compra de compras pelo Banco Central Europeu, animaram a bolsa.

O BCP foi o título que mais impulsionou, ao subir 5,16% para 0,55 euros, uma tendência partilhada pelo restante sector, ainda que com ganhos menos acentuados. O BES somou 1,96% para 2,546 euros e o BPI ganhou 3,34% para 1,299 euros.

O sector bancário tem sido dos mais afectados com a crise de dívida soberana, já que tem tido dificuldades em se financiar nos mercados internacionais. O BCP acumulou uma perda superior a 12% nas quatro sessões que terminaram ontem.


A Portugal Telecom também foi determinante para a tendência do PSI-20. A operadora somou 1,13% para os 8,41 euros, no dia em que saiu uma nota de recomendação do Goldman Sachs, que manteve as suas estimativas inalteradas para cotada e reduziu o preço-alvo de 10,80 euros para 9,80 euros, de forma a reflectir a distribuição do dividendo extraordinário. A recomendação é “neutral”.

No restante sector das telecomunicações, a Sonaecom valorizou 4,01% para 1,278 euros e a Zon Multimédia disparou 9,75% para 3,32 euros.

Destacou-se ainda a petrolífera Galp Energia, que valorizou 1,13% para 14,30 euros. A notícia de que o acordo para a venda da participação da Eni à Petrobras estará a ser terminado é considerada “positiva” a potencialmente positiva” pelos analistas. Os especialistas do Banif dizem que se esta operação estiver terminada antes da próxima Assembleia-Geral de accionistas, a reunião poderá focar-se mais sobre a estratégia da petrolífera.

No sector energético, a Energias de Portugal avançou 1,25% para os 2,504 euros e a EDP Renováveis apreciou 1,69% para os 4,27 euros.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário