O maior fabricante de telemóveis do mundo poderá aliar-se à maior empresa de software para combater a Apple e a Google no mercado de telecomunicações.
Stephen Elop, CEO da Nokia e antigo executivo da Microsoft, estará em conversações com o presidente executivo da Microsoft, Steve Balmer.
A parceria poderá consistir num acordo de exclusividade em que a Microsoft fornece o software para os telemóveis da Nokia, que tem vindo a perder competitividade no segmento de “smartphones”. Uma das suas fragilidades será o sistema operativo Symbian da Nokia.
A notícia é avançada pela Bloomberg que cita uma pessoa com conhecimento das negociações sem a identificar. Outra fonte da agência noticiosa avançou que é pouco provável que as duas empresas estabeleçam uma aliança, muito embora esta tenha vindo a ser muito antecipada.
Amanhã será o Dia do Investidor para a Nokia e Stephen Elop deverá apresentar uma nova estratégia para a empresa finlandesa. Isto depois de ontem ter sido divulgado um memorando enviado pelo CEO aos funcionário, em que este expressava profunda preocupação sobre a situação competitiva da Nokia.
Muito se tem especulado sobre os planos que o executivo vai apresentar amanhã. Um dos rumores diz que o antigo CEO da Microsoft poderá mudar a sede da Nokia de Espoo, na Finlândia, para Silicon Valley, nos Estados Unidos, sendo que a empresa conta para cerca de 7% a 8% do PIB do país.
“Muito poucas empresas recuperaram a liderança depois de a terem perdido”, disse o gestor de fundos da Grigsby & Associates, Hakim Kriout, à Bloomberg. “É uma tarefa muito difícil porque a perda [de competitividade] está relacionado com uma combinação de problemas e não com uma ou duas questões”.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário