De acordo com um artigo publicado na revista Nature Geoscience, o núcleo da Terra gira mais devagar do que se acreditava previamente.
O estudo desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, explica que o núcleo do planeta se move mais lentamente do que o grau anual anteriormente considerado e que a velocidade de rotação é inferior a um grau a cada um milhão de anos.
«Descobrimos que a velocidade de rotação provém da evolução da estrutura hemisférica, e assim demonstramos que os hemisférios e a rotação são compatíveis».
A cientista líder da pesquisa assinala cientista que este era um importante problema para a geofísica, pois «as rápidas velocidades de rotação eram incompatíveis com os hemisférios observados no núcleo interno, não permitiam tempo suficiente para que as diferenças congelassem a estrutura».
Para obter estes resultados, os cientistas utilizaram ondas sísmicas que cruzaram o núcleo interno, 5.200 quilómetros abaixo da superfície da Terra e compararam-nas com o tempo de viagem das ondas reflectidas na superfície do núcleo.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário