quarta-feira, 23 de março de 2011

FC Porto vence Benfica por 2-1 e mantém a liderança

O FC Porto venceu hoje o Benfica, por 2-1, na sétima jornada da fase de apuramento do campeão nacional de juniores de futebol, mantendo a liderança e ganhando vantagem face a um dos maiores concorrentes.

O jogo, disputado no Centro de Estágios do Olival (Vila Nova de Gaia), teve todos os condimentos de um “clássico”: lotação esgotada, competitividade, golos e até algumas picardias, sobretudo no final do encontro.

Porém, os abraços trocados pela maioria dos jogadores de ambas as equipas, após o fim do desafio, devem ser referenciados como prova de grande desportivismo, numa altura em que alguns incidentes têm "incendiado" as vésperas dos "clássicos" entre as equipas principais.

A equipa do FC Porto manteve a defesa do Benfica sob tensão durante toda a primeira parte, não tendo relaxado após o golo de Edu, obtido na marcação de uma grande penalidade, logo aos quatro minutos.

O guarda-redes visitante, Ederson Moraes, foi mesmo o principal responsável pelo resultado ao intervalo, graças a três fantásticas defesas, evitando que David, Rafa e Tozé dessem maior expressão ao marcador.

O Benfica, por sua vez, só aos 35 minutos conseguiu criar perigo junto da área portista, por intermédio de Diogo Caramelo, cuja cabeçada saiu à figura do guardião Maia.

Com o todo estado-maior da SAD portista na bancada, onde Hulk e Walter, avançados da equipa principal, também marcaram presença, o encontro entre os dois rivais provocou grande entusiasmo nas bancadas do Centro de Estágio do Olival.

O Benfica reentrou apostando na frescura atacante, trocando Diogo Caramelo por Jean Silva, mas foi novamente o FC Porto a dar expressão a melhores movimentações ofensivas, com Rafa a assinar o segundo golo portista.

Quatro minutos depois, a vantagem diminuiu, mercê de um lance infeliz do defesa portista Tiago Ferreira, que desviou para a própria baliza um cruzamento da esquerda do ataque visitante.

Golo que, desta vez, "acordou" os jovens benfiquistas, obrigando os "dragões" a maiores cautelas defensivas, tornando o jogo mais equilibrado.

Pertenceu ao FC Porto a jogada de maior perigo, quando o central Hugo Sousa cabeceou um pouco acima do alvo, já nos 10 minutos finais, período em que o Benfica manteve alguma supremacia.

Como 'clássico' que se preze, assistiu-se a um ligeiro distúrbio entre os jogadores de ambas as equipas, na sequência do qual foi expulso o guarda-redes suplente do FC Porto.

O jogo terminaria com mais um cartão vermelho, mas na sequência de uma falta provocada pelo defesa benfiquista Francisco Júnior, lance que baralhou o árbitro Renato Gonçalves, mas que acabou bem resolvido por um dos seus auxiliares, que identificou o jogador faltoso.

Apesar dos nervos finais, os jogadores das duas equipas deram uma valente prova de desportivismo, com a maior parte deles a abraçar-se após o fim da partida.


Ficha de Jogo
Centro de Estágios do Olival, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto -- Benfica, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

1-0, Edu, 04 minutos (grande penalidade).

2-0, Rafa, 57.

2-1, Tiago Ferreira (própria baliza), 61.

Equipas:

- FC Porto:
Maia, David, Hugo Sousa, Tiago Ferreira, Romano, Edu, Paulo Jorge, Tozé (André Teixeira, 90), Flávio (Fábio Nunes, 58), Rafa (Lupeta, 70) e Christian.

Suplentes:
Elói, André Teixeira, Amorim, Fábio Martins, Fábio Nunes, Pipo e Lupeta.

- Benfica:
Ederson Moraes, Pedro Almeida, Bacar Mirtskhulava, Bernardo Lopes, Luís Martins, Francisco Júnior, Paulo Teles (Carlos Dias, 46), Ivan Cavaleiro (Alípio Brandão, 60), Ruben Pinto, Diego Lopes e Diogo Caramelo (Jean Silva, 46).

Suplentes:
José Sá, Vinicius Silva, Bruno Gaspar, Pedro Dias, Carlos Dias, Alípio Brandão e Jean Silva.


Árbitro:
Renato Gonçalves (Guarda).

Acção disciplinar:
Cartão amarelo para Edson Moraes (4), Francisco Júnior (58 e 90+4), Romário (65), Bacar Mirtskhulava (81). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Francisco Júnior (90+4).

Assistência:
Cerca de 3000 espectadores.


Fonte: O Jogo

Sem comentários:

Enviar um comentário