sexta-feira, 1 de abril de 2011

Roubini indica que taxas de juro na Zona Euro devem subir três vezes até ao Verão

Economista prevê três aumentos do custo do dinheiro até atingir os 1,75% no final do Verão.

O economista Nouriel Roubini afirmou que a taxa de juro da Zona Euro deverá subir três vezes até ao final do Verão, altura em que estará nos 1,75%. No entanto, avisou que a subida do valor do dinheiro poderá danificar as economias dos países periféricos da região.

O aumento dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE) não levanta muitas dúvidas e espera-se que já no dia 7 de Abril os governadores decidam proceder ao seu avanço. A elevada inflação, impulsionada pelo preço das matérias-primas, impede que se mantenha o mínimo histórico de 1% por muito mais tempo, já que até há membros do regulador da região a defender que a continuação naquele valor criará condições para o comodismo.

No entanto, os três aumentos, de 25 pontos base cada um na opinião de Roubini, poderão prejudicar os países mais pobres da região, onde se incluirá Portugal.

“Vocês têm cinco países na periferia onde quase não há crescimento ou há contracção, onde há imensos problemas na banca, onde há uma perda de competitividade, onde há necessidade de dar condições para o crescimento económico”, afirmou o economista numa entrevista à Bloomberg em Itália.

Dadas estas condições, Nouriel Roubini teme que os países possam sentir maiores danos e uma intensificada fragilidade no crescimento com o aumento dos juros.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário