domingo, 8 de maio de 2011

Exportações de pêra rocha duplicam em 2010




As exportações de pêra rocha duplicaram em 2010, passando de 46 para 84 mil toneladas de fruta vendida no mercado externo, revelou hoje a Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha (ANP).

Os dados da ANP referentes à campanha de 2009/2010, a que a agência Lusa teve acesso, referem que foram produzidas 171 mil toneladas de pêra rocha, tendo sido vendidas no estrangeiro 84 mil toneladas, o dobro da quota de exportação de 2008/2009.

Com o aumento 43 mil para 84 mil toneladas vendidas no mercado externo, Portugal alcançou um volume de exportações de 120 mil milhões de euros, tornando-se no quinto maior produtor europeu de pêra, depois da Itália, Espanha, Holanda, Bélgica e França.

“Como é uma pêra diferente e com grande aceitação quer pelos portugueses quer lá fora, em anos em que o consumo no mercado nacional é mais difícil temos de nos virar para outros mercados e conseguimos ter capacidade exportadora”, disse Armando Torres Paulo, presidente da ANP.

Apesar da conjuntura internacional desfavorável ao consumo, o aumento das exportações é justificada, entre outros factores, com o aumento de 24 por cento da capacidade de armazenamento dos sistemas de conservação em frio.

“Em vez dos cinco ou seis meses, passámos a ter pêra durante 11 meses de Agosto a Junho, o que nos permite estar presentes nos vários mercados durante muito tempo e concorrer com as pêras de outros países produtores”, explicou.

Inglaterra, Brasil e França são os principais países para onde a pêra rocha é exportada.

Os dados vão ser divulgados na segunda-feira no encontro anual ANP.

A ANP vai ainda lançar a campanha nacional “consumir português”, incentivando o consumo de produtos nacionais para ajudar os portugueses a “dar emprego a outros portugueses” em tempo de crise.

A pêra rocha nacional é produzida (99 por cento) nos concelhos da zona oeste de Lisboa entre Mafra a Leiria numa área de cultivo de 11 mil hectares.

Os concelhos de maior produção de pêra Rocha são o Cadaval e o Bombarral.

A pêra rocha do Oeste possui Denominação de Origem Protegida, um reconhecimento da qualidade do fruto português por parte da União Europeia.


Fonte: SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário