quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fitch confia que Portugal e Irlanda vão estabilizar dívida pública

Agência de notação financeira assinala que "spreads" de Portugal e Irlanda não são compatíveis com os "ratings" dos países.

A agência de notação financeira Fitch acredita que Portugal e Irlanda vão conseguir estabilizar a dívida pública se cumprirem as metas de consolidação orçamental a que se propuseram.

Num relatório divulgado esta tarde, a Fitch analisa as diferenças entre as suas perspectivas para estes dois países, face ao que está a ser percepcionado pelo mercado.

Depois de recordar que os “spreads” da dívida pública de Portugal e Irlanda subiram de “forma dramática” desde 2009, a Fitch assinala que estão agora em níveis que implicam “uma forte subida nas expectativas do mercado sobre a possibilidade de reestruturação ou incumprimento” por parte dos dois países.

A agência nota assim que não se justifica que o risco de Portugal e Irlanda esteja em níveis tão elevados, pois “mantém a perspectiva” de que “é possível” os dois países “estabilizarem a sua dívida pública, atendendo ao estrito cumprimento das metas de consolidação orçamental”.

A Fitch reconhece assim que a sua visão “contrasta” com a do mercado, que continua a penalizar os juros de Portugal e Irlanda, mesmo depois dos dois países terem solicitado ajuda da União Europeia e FMI para se financiarem. Assinala também que esta percepção do mercado desconta um cenário de incumprimento ou reestruturação da dívida de Portugal e da Irlanda, que não é consistente com os “ratings” que a Fitch tem para os dois países.

Visite aqui a fonte da informação 

Sem comentários:

Enviar um comentário