quarta-feira, 20 de julho de 2011

Diocese de Fátima alerta para falsos profetas apocalípticos

O vigário geral de Fátima, padre Jorge Manuel Faria Guarda, endereçou hoje uma carta aos fiéis da sua diocese, alertando para o perigo de falsas profecias e mensagens apocalípticas que estarão a perturbar algumas pessoas.

Na carta lê-se que a existência de grupos informais de oração é salutar, mas alerta para os perigos de não haver orientação por parte do clero.

“Chegaram ao bispo diocesano notícias de que, em alguns desses grupos, havia pessoas perturbadas por causa de mensagens amedrontadoras ou conselhos pouco sensatos para os comportamentos pessoais. Em alguns deles circulam mensagens de videntes e de pretensas aparições da Virgem Maria, cujas mensagens, por vezes de teor apocalíptico a prever o fim do mundo, não merecem a adesão de cristãos com bom senso e recta formação na fé, pois contribuem mais para gerar medo e angústia nos corações de que para uma sadia prática da devoção religiosa e crescimento da vida espiritual”, lê-se no documento publicado hoje pela diocese.

Para remediar esta situação o vigário geral aconselha a que os grupos peçam a assistência dos seus párocos e que estes estejam atentos às necessidades dos fiéis.

A igreja recomenda ainda o fortalecimento da fé pessoal, através da instrução e catequese e cita Jesus Cristo para avisar os cristãos a não temer profecias apocalípticas: “Perante mensagens que anunciam o fim do mundo e castigos para breve, os fiéis católicos não se deixem amedrontar. Jesus exortou os seus discípulos a não terem medo. E, sobre o fim do mundo, disse-lhes que tivessem cuidado para que ninguém os desencaminhasse nem enganasse, porque viriam muitos em seu nome que haveriam de enganar muita gente, «mas aquele que se mantivesse firme até ao fim seria salvo». E acrescenta: «Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe: nem os anjos do Céu, nem o Filho, só o Pai». Portanto quem pretende ter recebido uma visão a indicar o fim do mundo para breve ou indicando uma data está a inventar isso por sua cabeça e a mentir”, lê-se.

O texto completo pode ser consultado aqui

Fonte: RR

Sem comentários:

Enviar um comentário