segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Todos são culpados pela crise humanitária na Somália

Todas as partes em conflito na Somália são culpadas pela crise humanitária e pela fome que atinge este país do Corno de África, acusou a Organização Não Governamental (ONG) de direitos humanos Human Rights Watch (HRW).

Num documento intitulado "Não sei quem culpar: os crimes de guerra na Somália", publicado em Nairobi, a organização pediu a todos os lados do conflito que "cessem imediatamente os abusos contra a população, responsabilizem os responsáveis e assegurem o acesso à ajuda e à liberdade de movimento das pessoas que fogem do conflito e da seca".

No texto, de 58 páginas, o director da HRW para África, Daniel Bekele, afirma que "os abusos por parte da Al-Shabab e das forças pró-Governo multiplicaram o sofrimento causado pela fome na Somália."

A Somália atravessa uma grave crise alimentar num país que não tem um Governo em funcionamento há cerca de 20 anos. A fome, a seca e a guerra levaram milhares a abandonarem as suas casas. Mais de 100 mil passaram a fronteira e procuram melhores condições no Quénia.


Visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário