quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nunca houve tantas mulheres a liderar as 500 maiores empresas mundiais

Há 18 presidentes executivas entre as empresas que compõem o ranking Fortune 500. 

Até hoje, o número máximo de mulheres com o cargo de CEO nas empresas que integram a lista das 500 maiores, elaborada pela revista “Fortune”, era de 16. Mas há duas novas mulheres que vão entrar no mundo da presidência executiva, pelo que o número passa a 18.

Virgina “Ginni” Rometty (na foto) e Heather Bresch vão tomar as rédeas da tecnológica IBM e da farmacêutica Mylan, respectivamente, no dia 1 de Janeiro de 2012. Integram assim as fileiras como CEO de empresas da Fortune 500 e se nenhuma das restantes 16 na mesma posição largar o cargo até ao início do próximo ano, 2012 terá 18 mulheres a liderarem – em simultâneo - companhias que estão entre as maiores do mundo.

Nos últimos meses, foram nomeadas três outras CEO destas grandes empresas: Denise Morrison na Campbell Soup Company (Agosto), Margaret Whitman na Hewlett-Packard (Setembro) e Gracia Martore na Gannet (Outubro).

Actualmente, recorda o “USA Today”, apenas 3% de mulheres estão na liderança das 500 maiores empresas, contra 2% há sete anos, o que demonstra a lentidão em ser colmatada a lacuna dos géneros nos lugares de topo.

Em 2009, as mulheres detinham 15,2% das posições nos conselhos de administração das companhias Fortune 500, segundo o grupo de estudos de mercado Catalyst, citado pelo “USA Today”. Tanto em 2009 como em 2010, 12% dessas 500 empresas não possuía qualquer mulher nas suas administrações.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário